Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Modelo de gestão implantado na Polícia Civil é sucesso absoluto

29/07/2020 17h05 - Atualizado em 29/07/2020 22h10
Modelo de gestão implantado na Polícia Civil é sucesso absoluto

Pensando em dar celeridade aos procedimentos policiais, o delegado-geral da Polícia Civil, Dr. Paulo Cerqueira, tem adotado ao longo de sua gestão o diálogo, estreitamento das relações e informações entre diretores de departamentos, com reuniões semanais e colocado em prática um modelo de gestão jamais visto na PC: o modelo participativo.

Os diretores fazem a análise dos números de crimes em cada área e esses números têm por base o que é apresentado pelo setor de estatística; esse setor faz um levantamento diário dos diversos tipos de crimes que ocorrem em cada cidade e, assim, elaborar estratégias de ação.

Esse novo modelo também busca dinamizar os trabalhos no campo operacional e administrativo, o que tem rendido resultados altamente positivos para a Polícia Civil e, sobretudo, para a sociedade alagoana.

São fatos – e contra fatos não há argumentos -, que o número de crimes esclarecidos e inquéritos policiais devidamente concluídos, com autoria – material e intelectual - tem melhorado consideravelmente.

Os diretores têm assimilado e colocado em prática o que é discutido e planejado nas reuniões comandadas pelo diretor-geral. Isso tem gerado mais agilidade, produtividade e melhor desempenho das funções policiais. Esse método tem dado resultados positivos no combate à criminalidade.

Dr. Paulo também tem se preocupado com o desempenho dos policiais, por isso, resolveu criar o Curso de Capacitação, no sentido de aperfeiçoar, elevar e melhorar cada vez mais o nível de qualificação e autoestima dos policiais.

O delegado-geral falou sobre esse novo modelo de gestão: “Tenho me reunido semanalmente com diretores de departamentos no sentido de aperfeiçoar e melhorar o nosso desempenho o qual tem como objetivo principal oferecer segurança aos alagoanos. Sem planejamento, sem diálogo, sem participar e sem ouvir as pessoas, não se chega a lugar nenhum. Procuro sempre interagir e motivar os nossos policiais para que juntos possamos atender as demandas e reclames da população. As ideias, as opiniões daqueles que estão no comando de suas respectivas diretorias, que estão nas delegacias, que estão nas ruas, tem sido importante para nossa produtividade. O diálogo é a melhor maneira para obtermos resultados positivos e alcançarmos nosso objetivo, que é o combate a marginalidade”, afirmou.

A diretora do Departamento de Polícia Judiciária (DPJ1), delegada Bárbara Arraes, falou sobre esse novo tempo na Polícia Civil: “ Esse método de trabalho desenvolvido por Dr. Paulo Cerqueira vem a coroar de êxito nossa missão. Estamos sempre trocando informações entre os departamentos e isso envolve delegados, agentes, escrivães. Temos feito um esforço gigante para dar agilidade aos trabalhos policiais, visando o combate intensivo a criminalidade. Portanto, esse modelo de gestão participativo que está sendo colocado em prática tem sido de fundamental importância para a segurança pública de Alagoas”, disse.

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos