Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Educação em Messias é referência em Alagoas; contra fatos não há argumentos

25/09/2020 09h09 - Atualizado em 25/09/2020 12h12
Educação em Messias é referência em Alagoas; contra fatos não há argumentos


Um governo que não investe em educação, não tem futuro, tem destino. Sem uma educação eficiente e de qualidade uma população estará fadada ao fracasso e jamais chegará ao desenvolvimento. Investir na educação é o primeiro passo para qualquer governante que seja responsável, que ama e quer o melhor para seu povo.

Em Messias, as conquistas no setor educacional vêm desde a gestão do ex-prefeito Jarbinhas, passando por Vânia Omena e, agora, com o prefeito Luiz Emílio.

Messias é referência em Alagoas quando se fala em educação. Isso é fato, e por mais que se queira negar, contra fatos não há argumentos.

“Sinto-me feliz e realizada em saber que temos colaborado ao longo desses anos com a educação e o aprendizado de nossa população; e mais ainda: ter a certeza que nossos jovens estão trilhando pelo caminho do sucesso e da realização profissional e saber que a população de Messias reconhece os avanços da educação em nosso município”, afirmou a secretária Nenci Omena.

Aquisição de transporte escolar, estrutura das escolas, esporte e lazer, ensaio e aprendizagem, atendimento de educação especializada. são algumas das várias ações implantadas pela Secretaria de Educação.

Outras ações são desenvolvidas através do Plano de Ações Articuladas: Programa Caminho na Escola, construção de uma Creche Fechada tipo C, reforma e Ampliação da Creche Maria Margarida de Omena; Escola de Tempo Integral Sandra Lúcia de Oliveira Silva, - em fase de acabamento -, que será uma das mais modernas do Nordeste.

No ano 2000, o índice de analfabetismo em Messias era assustador. 49,9%, ou seja, em cada 100 messienses, 49 não sabiam ler nem escrever. Esse era um grande desafio para Jarbinhas, Vânia e Luiz Emílio. Graças ao trabalho da secretária Nenci Omena e sua equipe, hoje, muitos jovens e adultos estão ingressando nas escolas, através do Programa Brasil Alfabetizado direcionado para pessoas não escolarizadas.

Uma das maiores conquistas na área educacional foi, sem dúvida, a meta alcançada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que serve para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Messias ficou em 8º lugar em Alagoas e em primeiro no ranking da 12ª Gerência Regional de Ensino (GERE) que abrange as cidades de Rio Largo, Messias, Satuba, Santa Luzia, Coqueiro Seco, Pilar, Flexeiras, Joaquim Gomes e Novo Lino.

Messias conta com um ensino de qualidade e respeito. Hoje, se tem orgulho de estudar nas escolas do município. Daqui, saíram vários alunos e hoje estão em faculdades espalhadas por toda Alagoas.

O Centro Educacional Luiz de Amorim Leão (Cemlal), está sendo reformado e em 40 dias será entregue a população com toda a infraestrutura e condições para alunos, professores e demais profissionais da educação em nosso município. Outras escolas serão reformadas, a exemplo da Escola Maria Marluce, Serapião Calheiros.

Dizer que a educação em Messias não teve avanços é negar a si mesmo, é não enxergar a realidade, é querer confundir a população, é não querer reconhecer o quanto se fez por essa área que é uma das mais importantes no contexto de qualquer país, de qualquer governo, de qualquer administração.

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos