Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Um balanço do resultado das eleições em Flexeiras, Messias, Murici, São José da Laje, Atalaia, União, Rio Largo e Maceió

04/12/2020 09h09 - Atualizado em 08/12/2020 21h09
Um balanço do resultado das eleições em Flexeiras, Messias, Murici, São José da Laje, Atalaia, União, Rio Largo e  Maceió

FLEXEIRAS

Há mais de quatro décadas no comando político de Flexeiras, doutora Arlene Cavalcanti grande mentora e arquiteta das candidaturas da situação ao longo desses anos, apoiou sua sobrinha Silvana Cavalcanti (PP), a qual já administrou Flexeiras em outra ocasião. Silvana sofreu um grande susto ao enfrentar o candidato André da Téo (PTB), ao obter 3.166 votos contra 2.718 de seu opositor. Uma diferença de 448 votos pró-Silvana. Uma eleição que parecia fácil, tornou-se bastante complicada para Silvana Cavalcanti que, apesar de ter o poder de decisão e a força da caneta na mão, vindo de uma tradição familiar que há décadas comanda a cidade, mesmo assim, Silvana teve dificuldades para vencer André da Téo.

MESSIAS

Em Messias, após vinte anos sob a hegemonia política de Jarbas Omena e Luiz Emílio Omena -, o ex-vereador Marcos Silva (PTB), obteve 4.593 votos contra 4.479 do candidato Adelmo Júnior (MDB) apoiado pela situação, uma diferença de 114 votos. Marcos foi candidato a prefeito em três ocasiões: em 2012, Jarbinhas obteve 5.142 votos, enquanto Marcos Silva teve 3.853, uma diferença de 1.289 votos pró-Jarbinhas. Já em 2016, Jarbinhas teve 5.511 votos contra 4.415 de Marcos Silva, uma diferença de apenas 1.096 para Jarbinhas. Mesmo tendo o apoio do prefeito Luiz Emilio, do ex-prefeito Jarbinhas e do governador Renan Filho, isso não foi suficiente para eleger Adelmo Júnior. Diversos fatores influenciaram decisivamente no resultado da eleição. A principal causa para a derrota – dentre outras - foi a formação do famigerado ‘frentão’, ou seja, todos os candidatos em um único partido; uma estratégia mal elaborada, um verdadeiro ‘suicídio’ político, ocasionando assim, uma fuga desenfreada de candidatos à proporcional, os quais foram se aliar ao candidato Marcos Silva, e isso fez a diferença no resultado da eleição. Mesmo tendo realizado um excelente trabalho ao longo desses anos, transformando a cidade em um verdadeiro canteiro de obras, respeitando o servidor público, dando credibilidade a cidade diante da classe política alagoana, os irmãos omena esqueceram de fazer o básico: planejar, organizar, e, principalmente, ter a humildade para ouvir seu grupo nos momentos de crise política.

MURICI

Em Murici, o poderio e hegemonia dos Calheiros liderados por Olavo, Renan e Renan Filho por pouco não foi quebrada nessa eleição. O prefeito Olavo Neto (MDB) - filho de Olavo Calheiros, teve que arregaçar as mangas para vencer o candidato de oposição Cauby Freitas (PSDB). Mesmo com todo o aparato e apoio político estadual e municipal nas mãos, Olavo Neto passou por maus bocados, obtendo 6791 votos, contra 6248 de Cauby Freitas, vencendo a eleição com uma diferença de 543 voto.

SÃO JOSÉ DA LAJE

Depois de administrar São José da Laje por dois mandatos consecutivos com muito sucesso levando a cidade ao patamar de destaque no cenário político, econômico, social e cultural de Alagoas, tendo sua administração avaliada em cerca de 80% de aceitação popular que o credencia a disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.  O prefeito Rodrigo Valença, filho do ex-prefeito Paulo Roberto de Araújo, o Neno, - grande idealizador e incentivador de sua administração -, apoiou a candidatura de Ângela Vanessa, que, diga-se de passagem, trata-se de uma profissional da área da saúde pública compromissada com o bem-estar da população e que realizou um excelente trabalho à frente da secretaria de saúde municipal, dando-lhe a condição de disputar a prefeitura lajense. O eleitor lajense reconheceu e aprovou o trabalho realizado por Ângela Vanessa que prometeu dar continuidade ao excelente trabalho desenvolvido pelo prefeito Rodrigo Valença. Ângela obteve 8.466 votos contra 1.914 de Edson Pinheiro (DEM), portanto, uma diferença de 6.552 votos pró-Ângela.

ATALAIA

Em Atalaia, a prefeita eleita Ceci Rocha (PSL), derrotou o atual prefeito Chico Vigário (MDB) por uma margem considerável de votos. Ceci obteve 14.057 contra 8.198 de Chico, uma diferença de 5.859 votos pró-Ceci. Mesmo com o poder da máquina administrativa em suas mãos, o prefeito Chico Vigário – o qual buscava a reeleição -, não conseguiu convencer o eleitor de que faria um governo diferente dos que realizou até agora. Ceci Rocha, jovem, carismática, inteligente, se aliou a outra realidade da política atalaiense: a vereadora Camyla Brasil. Com humildade, seriedade, transparência, com propostas diferentes e inovadoras, Ceci e Camyla conseguiram quebrar a hegemonia política de Chico Vigário em Atalaia, uma das mais importantes cidades de Alagoas. Como detalhe, um dos fatores mais importantes para o sucesso nas urnas foi a aliança política entre Ceci Rocha e Camyla Brasil. Essa composição oxigenou a campanha e, consequentemente, o resultado foi a vitória.

UNIÃO DOS PALMARES

Em União dos Palmares, uma das mais importantes cidades de Alagoas e o quarto maior colégio eleitoral do estado, tivemos uma eleição à base de denúncias, ataques pessoais, união de grupos políticos elitizados que pretendiam voltar ao poder, além da perseguição implacável por parte de uma mídia tendenciosa contra o prefeito Kil Freitas (MDB). Kil obteve 13.008 votos contra 9.800 do segundo colocado, Sebastião de Jesus; uma diferença de 3.208 votos. A prepotência, a arrogância, o egoísmo, o interesse e a vaidade pessoal, a falta de planejamento e o amadorismo politico foram os motivos que levaram candidatos de oposição a seguirem caminhos diferentes. O desempenho do vice-prefeito e então candidato Zé Alfredo foi decepcionante, pela estrutura e pela expectativa gerada sobre seu nome. ZA sofreu um ‘nocaute fulminante’ nessas eleições que certamente irá deixar sequelas às suas pretensões de comandar a prefeitura palmarina. Um fato que atrapalhou sua campanha, foi a dúvida que havia na cabeça do eleitor em relação se ele seria ou não candidato, haja vista que, a certidão de quitação eleitoral só foi autorizada pela Justiça a poucos dias da eleição. Com isso, os eleitores que não gostam de perder seu voto, optaram por outros candidatos que faziam oposição ao prefeito Kil. Areski sai bastante fortalecido da eleição ao obter uma vitória gigante a qual teve um significado todo especial: proporcionar a “morte” política de políticos tradicionais, dizer não a elite palmarina, e ainda derrotar um de seus maiores desafetos políticos, o vice-prefeito Zé Alfredo o qual saiu bastante desgastado politicamente dessa eleição.

RIO LARGO

Em Rio Largo, terceiro maior colégio eleitoral de Alagoas, o prefeito Gilberto Gonçalves (PP) foi reeleito com 25355 votos, contra 13.945 de Pedro Victor (PSB), uma diferença, portanto, de 11.410 votos pró-Gilberto. Essa foi uma eleição atípica, haja vista que, Gilberto tinha como adversários dez dos onze vereadores com assento na Câmara Municipal, três ex-prefeitos - Mario Torres, Toninho Lins e Vânia Paiva -.  Apesar de tudo isso, Gilberto Gonçalves conseguiu expressiva votação e uma vitória bastante significativa ao derrotar caciques importantes da politica rio larguense.  

MACEIÓ

O deputado federal João Henrique Caldas (PSB) - o JHC, venceu a eleição contra Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB), em Maceió, o maior colégio eleitoral de Alagoas. Alfredo teve o apoio do governador Renan Filho, do senador Renan Calheiros e do prefeito de Maceió Rui Palmeira.  JHC teve o apoio do senador Rodrigo Cunha (PSDB). O deputado Marcelo Victor também pediu votos para João Henrique, o qual teve como companheiro de chapa o ex-prefeito de Maceió e ex-governador Ronaldo Lessa. JHC obteve 216.799 votos contra 152.823 de Alfredo Gaspar, uma diferença de 63.976 votos. Os Renan pai e Renan filho haviam perdido a eleição no segundo maior colégio eleitoral do estado – Arapiraca -, e de quebra, perde também em Maceió. 

O fato é que o senador Renan e o governador Renan Filho saíram desgastados nessas eleições, apesar do MDB – partido comandado pelos calheiristas em Alagoas -, ter conseguido eleger o maior número de prefeitos - 38 -, mesmo assim, as eleições em Maceió e Arapiraca deixaram sequelas às pretensões dos Calheiros, bem como, no prefeito Rui Palmeira que fez parte do grupo que apoiou Alfredo Gaspar.  O Governador Renan Filho terá que rever alguns conceitos. Rui Palmeira provavelmente será um dos nomes apreciado por Renan e Renan Filho para o governo do estado, porém, muita água vai rolar por debaixo da ponte; mas isso é uma outra história.

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos