Politicando

Politicando

Politicando

Lima Júnior pode voltar ao comando da Polícia Militar ou presidir Detran

Coronel irá deixar a secretaria estadual de Segurança Pública após quatro anos

05/01/2021 16h04
Lima Júnior pode voltar ao comando da Polícia Militar ou presidir Detran

Há quatro anos no cargo, o secretário de Segurança Pública de Alagoas (SSP), Coronel Lima Júnior, irá entregar a pasta ao ex-chefe do Ministério Público Estadual (MPE), Alfredo Gaspar, com os melhores índices de redução de criminalidade de Alagoas. A mudança na SSP foi anunciada pelo governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), nessa segunda-feira (04).

Com a chegada de Gaspar, Lima Júnior deve retornar ao comando geral da Polícia Militar, cargo que ocupou de janeiro de 2015 a março de 2016, e deixou para substituir o então chefe do MP na SSP.

À época, Alfredo Gaspar teve de deixar o cargo de secretário de Estado após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que proibiu que membros do Ministério Público, como promotores e procuradores de Justiça, exerçam cargos fora da instituição.

DETRAN


Outra possibilidade para o nome de Lima Júnior na reforma administrativa no Governo é o Detran. A autarquia tem o advogado Adrualdo Catão como diretor-presidente.

CORONEL LIMA JÚNIOR


Paulo Domingos de Araújo Lima Júnior nasceu em 16 de abril de 1968 em Maceió. Ingressou na Polícia Militar de Alagoas através do Curso de Formação de Oficiais em 1989. Foi declarado Aspirante-a-Oficial PM em 1991 após três anos de formação na Academia de Polícia Militar do Bonfim/BA. Em 2014 foi promovido a coronel, alcançando o último posto da carreira policial militar.

Em sua trajetória, serviu em Batalhões, Casa Militar do Governador, Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Melo. Já ocupou os cargos de chefe do Serviço de Inteligência da Polícia Militar, comandante do Batalhão de Operações Especiais, comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, comandante do Policiamento da Capital, subcomandante Geral da Polícia Militar e comandante Geral da corporação.

CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL


Curso de Procedimentos de Inteligência, realizado na Agência Brasileira de Inteligência/ABIN, Brasília/DF;
Curso de Aperfeiçoamento de Inteligência de Segurança Pública – SENASP;
Curso de Resgate de Negociação e Reféns, realizado na Polícia especializada de Dallas (SWAT);
I Curso de Ações Táticas, realizado na Polícia Especializada de Amarillo Texas (SWAT);
II Curso de Ações Táticas, realizado na Polícia Especializada de Amarillo Texas (SWAT)
Curso de Tiro, realizado na PMAL; e
Curso de Direitos Humanos Internacional, realizado na Cruz Vermelha Internacional.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos