Politicando

Politicando

Politicando

JHC e Cunha articulam chapa para Governo de AL e Senado, em 2022

União iniciada na campanha da prefeitura na Capital deve ganhar mais força no próximo pleito

22/01/2021 18h06
JHC e Cunha articulam chapa para Governo de AL e Senado, em 2022

Os ataques do senador Fernando Collor (PROS) ao governador Renan Filho (MDB) e ao senador Rodrigo Cunha (PSDB) deram o tom de como serão as eleições, em 2022. O ex-presidente da República já entendeu que seu mandato está em risco, principalmente com o surgimento de uma terceira força política no Estado.

O prefeito de Maceió, JHC (PSB), e o senador Rodrigo Cunha já estariam trabalhando na composição de uma chapa para o próximo eleitoral. Ambos poderão não entrar na disputa, mas certamente indicarão nomes de peso para irem às urnas.

Cunha ensaia disputar o Governo de Alagoas, mas depende de que JHC faça uma gestão de excelência para que sua candidatura seja viabilizada, tendo o principal colégio eleitoral do Estado como alicerce. O senador não tem nada a perder, pois seu mandato vai até 2026.

Caso Rodrigo Cunha assuma candidatura, um nome forte do grupo deverá ser lançado na disputa por uma vaga ao Senado. O ex-deputado João Caldas (Avante) tem sido levantado como um possível candidato. Já o deputado estadual Davi Maia (DEM) seria alçado para tentar um mandato na Câmara Federal – seu sonho. Neste cenário, a chapa ficaria fechada.

Numa eventual vitória, Rodrigo Cunha deixaria o cargo no Congresso Nacional e quem assumiria seria a suplente Eudócia Caldas, mãe do prefeito JHC. Ou seja: a candidatura dessa chapa apresenta agradaria a todos do grupo.

Já o senador Fernando Collor, ficaria na sobra, já que o governador Renan Calheiros também deseja voltar à Brasília como Senador da República.

Sendo assim, a única vaga disponível para o Senado Federal em 2022 seria disputada por três forças políticas: A de Rodrigo Cunha com JHC, a de Renan Filho e a de Collor.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos