Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Segundo encontro da elite da arbitragem alagoana de todos os tempos foi de sucesso absoluto

24/01/2021 12h12 - Atualizado em 24/01/2021 14h02
Segundo encontro da elite da arbitragem alagoana de todos os tempos foi de sucesso absoluto

O segundo encontro dos ex-árbitros de futebol de Alagoas aconteceu no último sábado (23) na residência do ex-árbitro Nilson de Carvalho, na belíssima e aconchegante cidade de Paripueira. O evento teve início as 10h encerrando-se por volta das 17h30.

Esses monstros sagrados da arbitragem deixaram um legado que certamente ficará nos anais da história do futebol de Alagoas e do Brasil. Foi uma época de ouro onde esses heróis do apito davam verdadeiro show em qualquer praça esportiva; isso é fato e contra fatos não há argumentos.

O idealizador do grupo, Renato Sátiro Januário, disse de como surgiu a ideia de reunir os ex-árbitros de futebol: “Nós começamos a procurar e descobrir onde se encontravam os árbitros que escreveram e que participaram da melhor fase da arbitragem alagoana de todos os tempos que é justamente esse período de 1980 a 2000. A ideia inicial era onde e como encontrar esses árbitros. Mesmo estando hoje no Estado do Tocantins, comecei através de Sebastiao Canuto - outra lenda viva de nossa arbitragem -, a localizar Ednelson Dias. Começamos então a procurar os colegas. O primeiro encontro aconteceu no dia 19 de dezembro de 2019, onde já tínhamos doze integrantes. Foram adotados alguns critérios para que nós não desvirtuássemos a questão da nata, da seleção de ouro da arbitragem. Foram profissionais que vivenciaram e deram tudo de si e que escreveram essa brilhante história de nossa arbitragem nessas duas décadas. Alguns árbitros estiveram ausentes por motivo de força maior e plenamente justificada, a exemplo de José Roberto Ventura, Gilberto Freire, Cícero Arcanjo e outros. 

Ainda de acordo com Renato, "o objetivo principal é reunir os principais atores dessa época de ouro da arbitragem de Alagoas. Manter essa nata junta, interagir diariamente, discutindo a arbitragem brasileira, a arbitragem  alagoana, como também perpetuar o que de melhor se fez nessa época", disse ele. 

Renato lamentou a postura da Federação Alagoana de Futebol em relação a não valorização dos ex-árbitros, os quais elevaram o nome da arbitragem e Alagoas aos quatro cantos do Brasil: “ Já que a federação nada fez para preservar essa história linda que foi protagonizada por essa geração; já que o estado através da secretaria de Esportes, bem como a secretaria de Esportes de Maceió nada fizeram, enfim, como nenhuma instituição se preocupou com esse legado, nós resolvemos nos reunir para preservar essa história inesquecível, para que ela sirva de exemplo aos novos árbitros através dos cursos de arbitragem, das academias de formação de árbitros. Esse encontro serviu também para discutirmos as novas regras, o que poderia mudar para melhorar o nível de arbitragem brasileira, a presença do VAR e poder avançar naquilo que for possível, porque o quase impossível, foi aquilo que nós fizemos com tanta maestria que foi vivenciar e concretizar a melhor de todas as fases da arbitragem de Alagoas, esses são os objetivos principais”, afirmou.

Vim de São Paulo para participar desse encontro inesquecível. Rever velhos amigos é uma coisa que dispensa qualquer comentário. Foi um encontro maravilhoso com velhas recordações e muita emoção”, disse José Gomes.

É gratificante poder reencontrar esses amigos, pessoas que a gente não via há muitos anos, a exemplo de Josival Pedro, Deoclécio Vaz, Renato Sátiro, Zé Gomes, Ednelson Dias, Jorge Vicente, Nilson de Carvalho e tantos outros. Com certeza nós vamos melhorar e fortalecer esse evento e, se possível, com mais integrantes do grupo, porque alguns lamentavelmente por motivos superiores não puderam comparecer”, disse Jaime Bispo, um dos organizadores do encontro. 

A solenidade começou com um almoço no restaurante Estrela do Mar, em Paripueira, logo após, os ex-árbitros se dirigiram à casa do anfitrião Nilson de Carvalho.

Sinto-me lisonjeado e muito feliz em receber em minha residência esses velhos amigos onde juntos fizemos parte da elite da arbitragem alagoana de todos os tempos. Estarei sempre de portas abertas para recebe-los.  

Em meio a solenidade, aconteceu a entrega de diplomas de honra ao mérito pelos relevantes serviços prestados a arbitragem de Alagoas.


Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos