Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Excelente ideia: vereador Geraldo Santos apresenta requerimento que cria a Guarda Municipal de Messias

06/02/2021 21h09 - Atualizado em 06/02/2021 22h10
Excelente ideia: vereador Geraldo Santos apresenta requerimento que cria a Guarda Municipal de Messias

Um assunto que repercutiu de forma bastante positiva na cidade foi o pronunciamento na tribuna da Câmara, do vereador Geraldo Santos (PTB). Na oportunidade, o vereador apresentou um requerimento o qual será apreciado e votado na próxima sessão legislativa, que versa sobre a criação da Guarda Municipal de Messias. Essa é uma reivindicação e um anseio antigo da população que poderá se tornar realidade nos próximos dias.

Preocupado com a segurança da população, o vereador Geraldo Santos sai na frente e marca um verdadeiro gol de placa ao apresentar esse requerimento logo na primeira sessão legislativa, propondo a criação da Guarda Municipal de Messias.

Conversei com Geraldo Santos o qual justificou seu pedido para a criação da Guarda Municipal, citando o artigo 144 da Constituição Brasileira: “A Guarda é uma necessidade para nosso município. Vergonhosamente Messias é um dos poucos municípios que não possui Guarda Municipal. A Constituição Brasileira diz em seu artigo 144 que segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. É exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Ela diz no inciso § 8º que os municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.

Geraldo falou que sua preocupação é com o bem-estar da população de Messias: “Minha preocupação maior é com o bem-estar e a segurança de nossa população. Essa é uma reivindicação antiga dos moradores da cidade. É um absurdo, uma falta de respeito, um verdadeiro descaso para com a nossa gente em não termos uma Guarda em nosso município, para não só fazer a guarda do patrimônio público que é sua atividade fim, mas, sobretudo, ajudar as policias civil e militar na segurança de nossa gente. A população de Messias vem crescendo de forma relâmpago e com certeza várias empresas irão se instalar aqui. Os conjuntos habitacionais crescendo de forma meteórica, os órgãos públicos, o setor comercial, os empresários, os estudantes, as donas de casa, os trabalhadores que saem de suas casas de madrugada para ir trabalhar e ficam a mercê da bandidagem, desguarnecidos, enfim, todos nós precisamos de uma força de segurança municipal para auxiliar as policias no combate a violência e prestar o auxílio necessário à nossa gente. Por isso, pedi ao prefeito Marcos Silva e aos colegas vereadores que aprovemos essa matéria de urgência e relevância que é a criação da Guarda Municipal. Não tenho nenhuma dúvida que esse requerimento será aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito Marcos Silva”, disse.

Logo após a sessão legislativa fui às ruas da cidade e conversei com comerciantes, estudantes, donas de casa, servidores públicos para saber da repercussão sobre essa proposta do vereador Geraldo Santos.

“Muitas vezes os alunos chegam tarde da noite e os pontos onde eles descem é muito perigoso. Nesse caso, a Guarda Municipal acompanharia o desembarque deles, porque a polícia não pode fazer isso. Outro detalhe, é que a polícia não pode estar em todos os lugares da cidade ao mesmo tempo. Temos muitos locais que é esquisito, deserto, as vezes a Polícia Militar está em um local e o outro fica abandonado. A cidade está crescendo e a PM não pode dá conta de tudo. Por isso, seria maravilhoso a criação da Guarda Municipal”, disse o motorista Felipe Omena.

“Essa é uma excelente proposta do vereador Gerado Santos em criar a Guarda, ela é muito importante porque a cidade só tem a ganhar. Então, o projeto dele é excelente, maravilhoso, precisamos bastante da Guarda aqui em nossa cidade. Quando os vigilantes faziam rondas as coisas eram bem melhores, a gente se sentia mais seguro”, enfatizou Carlos Henrique.

Marcos Sullivan, conselheiro tutelar de Messias, falou sobre a importância da Guarda Municipal: “A criação da Guarda Municipal em Messias é de extrema importância, pois, Guarda Municipal é o profissional que atua na área de segurança pública para garantir a segurança de patrimônios e dos cidadãos do município. A criação de uma Guarda traz imensos benefícios para toda a sociedade, porque além de proteger os patrimônios públicos pode atuar também junto às outras forças de segurança na realização de rondas e atendimento em algumas ocorrências. Além disso, o guarda municipal também deverá colaborar com a resolução e pacificação de conflitos que presenciarem, de modo a garantir o respeito aos direitos fundamentais do cidadão” disse.

“É de suma importância! É mais um reforço para a segurança da população, a população fica mais segura”, afirmou o servidor público municipal Vinicius Eusébio.

A vigilância municipal realizou um trabalho exemplar, digno de elogios, sendo reconhecida pelos homens e mulheres de bem deste município ao combater a criminalidade e na proteção do patrimônio público, a exemplo de postos de saúde, escolas, creches, praças, prefeitura, a escolta de ônibus escolares e de estudantes, o apoio aos estabelecimentos comerciais, a segurança nos festejos e nos atos religiosos. Pelo trabalho realizado, a vigilância recebeu elegidos de autoridades policiais pelos relevantes serviços prestados a sociedade messiense.


Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos