Politicando

Politicando

Politicando

Grupos políticos miram comando total do Estado em 2022

Composição pode levar JHC a disputar governo de Alagoas e transformar Ronaldo Lessa em prefeito de Maceió

19/02/2021 17h05
Grupos políticos miram comando total do Estado em 2022

O senador Rodrigo Cunha é, atualmente, o nome do PSDB, PSB e PDT para disputar o cargo de governador de Alagoas, em 2022. Embora a decisão pareça estar tomada, a chegada de novos aliados pode mudar o cenário político e colocar o prefeito de Maceió, JHC, como cabeça de chapa nas eleições majoritárias.

Isso porque existe a possibilidade de o grupo comandado pelo presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (Progressistas), e do presidente da Assembleia Legislativa Estadual (ALE), Marcelo Victor (Solidariedade), desistir de lançar candidatura ao cargo ocupado por Renan Filho (MDB).

O nome que tem a preferência de Lira e Victor é o do deputado estadual Davi Filho (Progressistas), que teve um bom desempenho na eleição em Maceió e está em alta no mercado do voto da Capital.

Mas acontece que, ao chegar ao topo do Congresso Nacional, Arthur Lira pode ir para reeleição e deixar de lado o sonho de ser governador de Alagoas. Já Marcelo Victor não está disposto a perder o mandato. Sem falar que ele ainda pode ser o indicado para a vaga deixada com a aposentadoria de Cícero Amélio no Conselho do Tribunal de Contas de Alagoas (TC/AL).

Com isso, a solução seria compor com PSDB, PSB e PDT. O apoio só seria efetivado com a apresentação do resultado de pesquisas que mostrem real possibilidade de vitória. Caso o nome de Rodrigo Cunha não decole na intenção de voto dos alagoanos, a solução seria lançar JHC como o candidato do grupo ao Governo.

Nesse cenário, todos sairiam ganhando. Ronaldo Lessa assumiria a prefeitura, JHC se tornaria governador, Rodrigo Cunha permanece no Senado, Arthur Lira se mantém como presidente da Câmara Federal, e Marcelo Victor no Tribunal de Contas ou na ALE.

Por fim, Lessa, JHC, Cunha e Lira teriam o sonho de um único grupo político comandar todo o Estado. Mas, pelo menos por enquanto, tudo não passa apenas de especulação.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos