Politicando

Politicando

Politicando

Apoiadores e críticos de Bolsonaro voltam a discutir no Plenário da Assembleia Legislativa

Discussão foi após fala do deputado estadual Davi Maia, que defendeu a aprovação da PEC Emergencial

02/03/2021 17h05
Apoiadores e críticos de Bolsonaro voltam a discutir no Plenário da Assembleia Legislativa

A sessão ordinária desta terça-feira (02) na Assembleia Legislativa Estadual (ALE) foi marcada por mais um debate entre apoiadores e críticos do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). A discussão foi após uma fala do deputado estadual Davi Maia (DEM), que defendeu a aprovação da PEC Emergencial por acreditar no fortalecimento do Poder Legislativo.

“Não adianta passarmos um ano inteiro analisando PPA (Plano Plurianual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), LOA (Lei Orçamentária Anual), todas as peças orçamentárias, quando elas passam a ser peças de ficção, que não são respeitadas por governo nenhum”, disse Maia ao sugerir que o orçamento fosse enviado ao Parlamento em branco, assim como acontece na Alemanha – segundo ele.

Em aparte, o deputado estadual Ronaldo Medeiros (MDB) se posicionou de forma contrária à opinião de Maia e disse que a aprovação da matéria irá prejudicar recursos da Educação e Saúde, dando um fim aos percentuais gastos mínimos com essas áreas. “Temos um orçamento determinado para a Saúde e para a Educação, que ainda não é suficiente, conforme relatam prefeitos e governadores. A saúde, principalmente, que vem avançando em tecnologia, os recursos não cabem nas contas dos municípios e dos estados. Mexer nesses percentuais, tirar recursos da Educação e da Saúde, é mexer em áreas que necessitam de mais investimentos”, observou.

Os deputados Jó Pereira (MDB) e Antônio Albuquerque (PTB) também entraram na discussão. Pereira foi contra a fala de Maia sob a justificativa de que é preciso garantir prioridades para o orçamento. Já Albuquerque, se diz a favor do colega por entender que “O Parlamento é heterogêneo na sua formação, e como tal são todos os colegiados. O Parlamento representa de forma legítima todos os sentimentos da sociedade. Nada que acontece na democracia deixa de passar pelo Legislativo”.

Esse não é o primeiro debate entre apoiadores e críticos de Bolsonaro. Recentemente, o deputado estadual Cabo Bebeto (PTC) chegou a desafiar e apostar o próprio salário com o colega Ronaldo Medeiros, que destacou que “uma das principais especialidades do presidente é matar”.

A intensificação na discussão está causando preocupação para outros integrantes da Casa de Tavares Bastos, que temem que o debate saia do controle e acabe extrapolando os limites da boa convivência no parlamento.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos