Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Políticos, assessores e cabos eleitorais se articulam visando as próximas eleições

23/03/2021 10h10 - Atualizado em 24/03/2021 08h08
Políticos, assessores e cabos eleitorais se articulam visando as próximas eleições

Passadas as emoções das eleições municipais, e apesar de estarmos a um ano e sete meses do próximo pleito em nível estadual e federal, as articulações e a preparação estão a todo vapor. Em Messias, cabos eleitorais já colocaram o time em campo em busca de conquistar eleitores para angariar votos a seus candidatos, principalmente para a Assembleia Legislativa e Câmara Federal.

Nos famosos senadinhos espalhados pela cidade não se fala em outra coisa, o assunto é sempre o mesmo, ou seja, a expectativa de quem será o mais votado em Messias na próxima eleição.

Na cidade, quando se fala em eleições em nível estadual sempre aparece o nome do assessor parlamentar Messias Lino o qual se tornou um mestre em se tratando de eleições para a Assembleia Legislativa. Messias e o saudoso Zacarias Pichilau conseguiram abalar o prestígio e a máquina pública comandada pelo ex-prefeito Jarbas Omena na eleição de 2010, onde a então desconhecida Flávia Cavalcante por pouco não ultrapassou a votação de Sérgio Toledo que teve o apoio do então prefeito Jarbinhas. Sérgio obteve 1.555 votos contra 1.508 de Flávia, uma diferença, portanto, de apenas 47 votos pró-Sérgio Toledo. Nas eleições de 2014, Messias Lino e Zacarias Pichilau, transferiram 1.275 votos para o deputado Marcelo Victor, enquanto o deputado Davi Davino apoiado pelo ex-prefeito Jarbas Omena e pelo então prefeito Luiz Emílio obteve 1.306 votos, uma diferença de 131 votos. Por tudo isso, Messias Lino já provou que conhece muito bem os caminhos para transferir votos para os candidatos que ele representa em Messias; os números falam por si só.

Nessa eleição teremos em Messias - como de costume -, vários candidatos a deputado estadual e federal que serão representados por seus diversos cabos eleitorais, senão vejamos: o prefeito Marcos Silva apoia para estadual Antônio Albuquerque e para federal Nivaldo Albuquerque. O vice-prefeito Marcos Valério e o vereador Israel Ribeiro apoiam Nivaldo Albuquerque e para estadual Carlos Ronalsa. O vereador Geraldo dos Santos acompanha o prefeito Marcos Silva, ou seja, apoia Nivaldo e Antônio Albuquerque, já o vereador Gibson Buarque apoia Francisco Tenório para estadual e Nivaldo Albuquerque para federal, enquanto que, Adeilson de Araújo Vieira - o Del Filho -, vota com Nivaldo e estaria em negociação com Antônio Albuquerque; a vereadora Sônia Eusébio também apoia o deputado Nivaldo. Comentasse nos bastidores, que o ex-prefeito Jarbas Omena estaria articulando sua candidatura a deputado estadual, sem contar, é claro, com os candidatos que apesar de não terem representação política em Messias, sempre pontuam muito bem na cidade.

Outra novidade é Gabriela Cristina Gonçalves Cordeiro, filha do prefeito de Rio Largo Gilberto Gonçalves, que estaria disposta a tentar uma vaga na Assembleia Legislativa, e teria como uma de suas bases política à cidade de Messias. Coincidência ou não, Gilberto Gonçalves tem andado pela cidade, visitado pessoas, mantendo contatos com simpatizantes e, diga-se de passagem, com direito a fotografias. É claro e evidente que, Gilberto Gonçalves estaria arquitetando uma possível candidatura de Gabriela Cristina para a Prefeitura de Messias em 2024.

É nas eleições municipais que o eleitor tem maior proximidade com seus representantes locais, elas são disputas caseiras e caracterizam-se pelo corpo a corpo, onde o eleitor conhece mais de perto os candidatos, onde eles – eleitores – poderão fazer cobranças da atuação de cada um por estarem mais próximos do político o qual ele votou.

Essa eleição é uma espécie de avaliação que o eleitor fará das administrações municipais, por isso, o prefeito Marcos Silva terá que mostrar força para que seus candidatos tenham uma boa votação, afinal, ele vem crescendo politicamente, por isso, tem a responsabilidade e o dever de como gestor municipal sair em primeiro lugar, caso contrário, terá que repensar seu estilo de governar.

As atenções maiores estarão voltadas para os candidatos apoiados pelo prefeito Marcos Silva, pelo assessor parlamentar Messias Lino e para o ex-prefeito Jarbas Omena -, caso realmente esse confirme sua candidatura -. Portanto, quem se sair bem no apoio aos seus respectivos candidatos, evidentemente estará fortalecido para a disputa municipal.

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos