Politicando

Politicando

Politicando

Pressão de Arthur Lira provoca demissão de ministro das Relações Exteriores de Bolsonaro

Ernesto Araújo entregou o cargo na manhã desta segunda, 29

29/03/2021 16h04 - Atualizado em 29/03/2021 17h05
Pressão de Arthur Lira provoca demissão de ministro das Relações Exteriores de Bolsonaro

O presidente da Câmara Federal e líder do Centrão, Arthur Lira (Progressistas), mais uma vez mostra a força que tem não só no Congresso Nacional, mas também no Palácio do Planalto. Ele provocou a queda do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

Araújo não aguentou a pressão de Arthur Lira e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e entregou o cargo na manhã desta segunda-feira (29), após reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Há cerca de uma semana Lira e Pacheco passaram a criticar duramente o desempenho do ministro e o acusaram de prejudicar as negociações com outros países para aquisição de novos imunizantes para o Brasil.

Os presidentes da Câmara e do Senado passaram a negociar diretamente com as embaixadas de diversos países, em busca de acelerar a vacinação da população.

Ernesto Araújo tinha o apoio da ala ideológica bolsonarista, liderada pelo filho do presidente, Eduardo Bolsonaro. Mas isso não foi suficiente para garantir o ministro no cargo.

O Centrão tem trabalhado nos bastidores para a indicação de um novo novo para o ministério das Relações Exteriores, que deve sair da Câmara ou do Senado.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos