Politicando

Politicando

Politicando

Após derrubar dois ministros de Bolsonaro e conquistar cargos, Arthur Lira mira Paulo Guedes e Francisco Salles

Alagoano está dando as cartas no governo federal com apoio do Centrão

30/03/2021 16h04 - Atualizado em 30/03/2021 16h04
Após derrubar dois ministros de Bolsonaro e conquistar cargos, Arthur Lira mira Paulo Guedes e Francisco Salles

O primeiro recado do deputado Arthur Lira (Progressistas) como presidente da Câmara Federal foi para o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), sobre o possível uso de “remédios amargos” no Governo. A investida deu certo e o alagoano passou a se tornar o “01” no Palácio do Planalto.

Bolsonaro não apenas atendeu ao pedido do Centrão ao exonerar o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, como também fez um “agrado” oferecendo a chefia do Gabinete Civil. A deputada federal Flávia Arruda (PL) foi a indicada para assumir o cargo, ocupado pelo general Luís Eduardo Ramos.

De forma ousada, o Centrão agora mira os ministros Paulo Guedes (Fazenda) e Francisco Salles (Meio Ambiente).

A primeira manobra visando a queda de Paulo Guedes é o engessamento do Orçamento da União feito no Congresso Nacional. Guedes chegou a dizer que “o orçamento está totalmente inexequível”, da forma que foi aprovado pela Câmara Federal.

Outro ataque feito contra o ministro da Fazenda foi quando ele tentou fazer a articulação política no parlamento. Os deputados federais deram uma freada e impediram que as negociações fossem realizadas por Paulo Guedes.

Já Francisco Salles, vem fragilizado desde os desastres ambientais causados na Amazônia. A justificativa apresentada pelo Centrão é de que o Governo precisa evitar mais desgastes para o Governo.

Se continuar no ritmo que está, o deputado alagoano continuará sendo o autor intelectual da reforma administrativa no Governo Federal e responsável por dizer quem entra e quem sai do Planalto.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos