Politicando

Politicando

Politicando

Arthur Lira será peça chave para nomeação do novo Ministro do STF

Alagoano Humberto Martins tem a preferência do líder do Centrão

26/04/2021 18h06
Arthur Lira será peça chave para nomeação do novo Ministro do STF

O presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (Progressistas), terá papel decisivo para a escolha do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), com a aposentadoria de Marco Aurélio Mello, no dia 05 de julho. O alagoano Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), tem a preferência do deputado federal.

Acontece que Lira é o líder do Centrão, que atualmente comanda o Senado e a Câmara Federal. Com a articulação política do deputado federal, o caminho de Humberto Martins ao STF pode ser facilitado.

Isso por que o indicado do Planalto, o advogado-geral da União, André Mendonça, não tem boa relação com o Congresso Nacional, e teve a imagem desgastada dentro do STF devido à abertura de inquéritos para investigar críticos do presidente e pela insistência na realização de missas e cultos durante a pandemia de Covid-19.

Além do apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), André Mendonça é visto com bons olhos pela base mais fiel ao Planalto no Congresso. Recentemente, pastores evangélicos ligados à Bolsonaro iniciaram campanha em defesa do nome do advogado-geral da União.

Para analistas políticos, Humberto Martins fica fortalecido pelo fato de Bolsonaro estar cada vez mais refém do Centrão. O procurador-geral da República, Augusto Aras, é a segunda opção do grupo político que lidera o comando da Câmara e do Senado.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos