Politicando

Politicando

Politicando

Falta de transparência no SAAE de Marechal Deodoro fará prefeito responder por improbidade administrativa

Portal da autarquia não é atualizado há dois anos

30/04/2021 07h07 - Atualizado em 30/04/2021 07h07
Falta de transparência no SAAE de Marechal Deodoro fará prefeito responder por improbidade administrativa

O prefeito de Marechal Deodoro, Cacau (MDB), poderá ser responsabilizado judicialmente pela falta de transparência no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município. Desde 2019 que o portal da transparência da autarquia não é atualizado. A prática pode ser considerada improbidade administrativa e possível alvo de investigação do Ministério Público Estadual (MP).

Em consulta ao portal da transparência, é possível constatar que existem diversas categorias como contratos, licitações, fornecedores, servidores, empenhos, receitas, pagamentos e publicações. No entanto, nenhuma delas está atualizada.

Na área de licitações, por exemplo, existe apenas quatro itens, todos com “exemplo de descrição de licitação” e o preço, mas nenhum deles com o detalhamento de cada serviço licitado. O código “L082019”, é o único para todas as opções.

Já para todas as outras categorias não há nenhuma informação ao clicar nas abas disponíveis para consulta. A reportagem tentou contato com o secretário Thiago Gondim, responsável pelo SAAE, segundo informação disponibilizada no site da prefeitura de Marechal Deodoro, mas as ligações telefônicas não foram atendidas.

De acordo com informações também disponibilizadas no portal da transparência, o SAAE tem a função de captar, tratar, operar e distribuir água tratada em toda a área urbana, sendo também responsável pela coleta do esgoto gerado.

A autarquia possui mais de 14000 ligações ativas, distribuída entre residências, comércios, indústrias e prédio público. A água é captada do Rio da Estiva, Nascentes da Bica da Pedra e Volta D'água, além de vários poços artesianos localizados no Povoado de Malhadas e no Tabuleiro do Polo.

Com operação de 70 litros por segundo e reservada em 6 pontos do município, a rede de distribuição atualmente atinge cerca de 100 mil metros de tubulações.

Diante dos dados apresentados, não existe comprovação da movimentação financeira da autarquia, o que desperta a possibilidade de uma investigação por parte dos órgãos de fiscalização.

A Câmara Municipal de Marechal Deodoro, que também tem a função de fiscalização, não sinalizou interesse em apurar o possível crime de improbidade administrativa.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos