Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Surgem os primeiros nomes para disputar a sucessão em Messias

11/11/2018 13h01
Surgem os primeiros nomes para disputar a sucessão em Messias

Depois do resultado das últimas eleições, as atenções se voltam para a questão municipal. Estamos há dois anos das eleições municipais, entretanto, nos bastidores da política local surgem comentários de nomes que poderão disputar a sucessão majoritária em Messias. É evidente que se trata de especulações, mas os nomes dos pretensos candidatos têm sido frequentes nas conversas sobre política nos famosos ‘senadinhos’ espalhados pela cidade, através dos famigerados “cientistas políticos e futurólogos de plantão”, que não perdem a oportunidade de fazer previsões a base da emoção, sem nenhum embasamento técnico, político ou científico.

Uma fonte, - que pediu anonimato -, me confidenciou que um grupo de oposicionistas teria se reunido por duas vezes em um restaurante famoso da cidade, onde, o anfitrião teria sido o empresário Paulo Gondin. Na verdade, pouco se sabe sobre Gondim, sabe-se apenas que vez por outra vem a Messias visitar alguns amigos da velha guarda e nada mais.

O advogado Messias Lino – esse sim, tem residência fixa na cidade e é bastante conhecido -, depois da votação que conquistou para seu candidato a deputado estadual Marcelo Vitor, também pensa em lançar seu nome ao julgamento popular; para isso, já aconteceram alguns encontros com amigos que estariam aptos a apoiar seu nome para disputar o comando da administração municipal. .

Resta-nos lembrar que, nas eleições de 2010, Messias Lino e Zacarias Pichilau, conseguiram 1.508 votos para a então candidata Flávia Cavalcante, onde, naquela oportunidade, Sérgio Toledo – apoiado pelo prefeito Jarbas Omena -, somou 1.555 votos, uma diferença pro-Jarbinhas de apenas 47 votos. No entanto, mesmo depois daquela expressiva votação, o nome de Messias Lino não emplacou, não decolou, não se fortaleceu para disputar as eleições majoritárias no ano subsequente. É fato que, cada eleição é uma história, e elas têm seus momentos e suas particularidades.

Ainda nos “senadinhos”, comenta-se que os vereadores Adeilton Francisco - o Déo – e Marcos Valério, estariam dispostos a formar palanque, onde, a chapa majoritária seria encabeçada pelo primeiro, tendo Valério como candidato a vice-prefeito. Tudo isso são especulações, mas como diz o velho adágio popular: “onde há fumaça há fogo!” Aguardemos o desenrolar dos acontecimentos.

De acordo com a fonte, o jovem vereador Thomaz Peixoto satisfeito com seu desempenho na Câmara Municipal e a pedido de amigos, também estaria disposto a disputar a sucessão em Messias.

Finalizando por enquanto essa lista, vem o nome do ex-vereador Marcos Silva, que já disputou duas eleições majoritárias. A primeira em 2012, quando, na oportunidade, ele teve o apoio de todos os que fazem oposição ao grupo liderado pelo prefeito Luiz Emílio e pelo ex-prefeito Jarbas Omena. Esse, foi um fato inédito na história política da cidade. Apesar de tudo isso, Jarbinhas conseguiu uma expressiva vitória, derrotando todos de uma só vez, quando obteve 5.142 votos contra 3.853 de Marcos Silva, uma diferença de 1.289 votos pró-Jarbinhas, dando assim, um duro golpe nas oposições. Nas eleições de 2016, Jarbas Omena conquistou 5.511 votos contra 4.415 de Marcos, foram 1.096 votos de diferença.

Marcos Silva já bateu o martelo e afirmou por diversas vezes a amigos e pessoas de sua confiança dizendo que: “eu não abro nem para um trem, e desses que estão falando que são candidatos, não tem conversa, vou a luta novamente”.

Alheio a tudo isso está o prefeito Luiz Emílio, que continua nas ruas trabalhando, visitando obras, dando suporte necessário as secretarias para atender as necessidades básicas da população. Vale a pena lembrar que, sua administração está respaldada nos 77% de aprovação popular, de acordo com pesquisa realizada nos 102 municípios alagoanos pelo Instituto brasileiro de pesquisas (Ibrape) e divulgada pelo portal Cadaminuto. Luiz Emílio disse que vai continuar trabalhando com muito mais intensidade e responsabilidade, porque não fugirá jamais dos compromissos assumidos em praça pública, e só irá se pronunciar no ano que vem, porque, segundo ele, Messias não pode parar!

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos