Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Lençóis, uma maravilha brasileira

14/01/2019 18h06
Lençóis, uma maravilha brasileira

Lençóis é uma cidade da Chapada Diamantina, que possui pouco mais de 15 mil habitantes, uma área de 1.240, 362 Km², 324 metros de altitude, localizada a 430 quilômetros de Salvador, capital da Bahia, é um destino peferido pelos amantes da natureza.

O surgimento e emancipação da cidade se deu no século XIX através da chegada de milhares de garimpeiros que se agrupavam em busca de diamantes à margem do Rio Serrano. Lençóis foi vice-consulado francês e apontada como “Vila Rica da Bahia”.

O Parque Nacional foi criado em 16 de setembro de 1985 através de um decreto federal, com uma área de 152 mil hectares na região da Chapada Diamantina e é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Vinte e quatro municípios fazem parte da Chapada. No ano de 2010 foi considerada pela quarta vez consecutiva um dos dez melhores destinos turísticos e ecoturístico do Brasil.

Existem muitos sistemas de cavernas formadas pelos rios da região. A Gruta da Lapa Doce, com 24 quilômetros, é a quinta maior caverna do Brasil. Outra atração é a caverna da Torradinha que possui mais de quatro quilômetros de extensão

Com cerca de 30 metros de cumprimento, o Poço Azul é um lugar realmente fantástico! São 87 degraus para se chegar à margem do Poço. Logo na chegada, é servido ao turista um delicioso café da manhã com comidas típicas da região, e para ter direito a essa refeição, é preciso pagar o valor de 15 reais por pessoa, e mais 30 reais para ter acesso ao Poço, que possui guias altamente experientes, treinados e capacitados que acompanham o turista em todos os momentos.

O Morro do Pai Inácio com 1.150 metros de altitude, também é um atrativo a parte de onde se pode ver visitantes contemplando o pôr do sol, estima-se que em torno de 50 mil pessoas passaram pelo morro no último ano. Com uma vista fascinante, pessoas de várias idades se arriscam para contemplar o visual onde o atrativo tem o pôr do sol mais famoso da região,

A cidade possui seus ricos casarões e ruas de pedra que são preservadas até hoje. Lençóis chega a receber cerca de 120 mil turistas por ano. O turismo se tornou a maior fonte de renda da maioria dos moradores da localidade. Um lugar cercado por cachoeiras, rios, cavernas, piscinas naturais, morros, trilhas, e uma exuberante paisagem natural.

Em Lençóis podemos admirar a bela Cachoeira do Mosquito, uma fantástica paisagem natural com mais de 50 metros de altura, formada pelas águas de vários rios. Para chegar é preciso um pouco de aventura. São mais de 250 degraus de pedras que dificultam a locomoção das pessoas e, na maioria das vezes o transporte é feito de caminhão sem a mínima condição de trafegabilidade. Mais vale a pena conhecer.

Durante o dia a cidade é bastante tranquila, as ruas são pouco frequentadas, porém, ao anoitecer, as pessoas que voltam dos passeios e das trilhas, vão se alimentar quando as ruas enladeiradas são tomadas por turistas de várias partes do mundo. Restaurantes servem todos os tipos de comidas regionais a exemplo do cuscuz, inhame, macaxeira, batata doce, pão assado, ovos, e ainda uma deliciosa pizza e, como não poderia deixar de ser, um bom aperitivo.

A água da Gruta da Pratinha brota do chão e abriga uma infinidade de peixes, onde se pode nadar, andar de caiaque, fazer tirolesa e reverenciar uma maravilha da natureza.

No acesso à cidade existe outra atração turística: o Poço do Diabo.  A Cachoeira do Poço do Diabo é formada pelo Rio Mucugezinho; são apenas cinco minutos para se chegar ao rio, o qual, é uma ótima opçao para pessoas de todas as idades . A área mais próxima da cachoeira é bem profunda, portanto, é preciso ficar atento.

A cidade oferece aos turistas uma boa rede hoteleira, bem como pousadas, restaurantes, bares, agências bancárias, agência de turismo, correios, farmácias, supermercados, postos policiais etc.

Nas ruas, a presença de artistas da terra e, principalmente de outras localidades, transforma o local com apresentações artísticas e cuturais. Entre as estreitas ruas está a da Badena que, apesar do nome, é um local bastante tranquilo, assim como a própria cidade de Lençóis.  onde os artistas fazem a diversão das pessoas e animam as noites da pequena e acolhedora cidade.

Vale a pena visitar Lençóis, uma cidade aconchegante, hospitaleira que possui uns dos mais belos pontos turísticos do Brasil.

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos