Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Essa é a primeira parte de uma história de superação, dedicação, compromisso e lealdade para com um povo, para com uma cidade

14/12/2019 12h12
Essa é a primeira parte de uma história de superação, dedicação, compromisso e lealdade para com um povo, para com uma cidade

O resgate de uma cidade: nunca se fez tanto em tão pouco tempo

Ninguém exerce o mandato por tanto tempo senão tiver qualidades exigidas pelo eleitor e pela população; senão se adequar as exigências da lei e da ordem pública, senão atender as expectativas e os interesses da coletividade.

Há dezoito anos no comando administrativo da cidade de Messias, os irmãos Omena – leia-se Jarbas Omena e Luiz Emílio -, enfrentaram problemas de toda ordem devido ao caos administrativo encontrado na cidade.

Os desafios foram muitos, tirar a cidade do estado de miserabilidade em que se encontrava era uma questão de honra. O empresariado não via expectativa para investir no município, com isso, o desemprego, a miséria e a incerteza se instalavam na pequena e paupérrima cidade. O futuro da população estava ameaçado. A situação era de extrema calamidade pública.

Credibilidade não existia, respeito da classe política local, estadual e federal nem se fala, não existia a mínima vantagem investir em uma cidade que tinha parado no tempo e no espaço e que não tinha nenhuma perspectiva de crescimento.

Em 2001, Jarbas Maya de Omena assume o poder para ficar na história de Messias como o mais popular, carismático, trabalhador e realizador prefeito de todos os tempos.

Jarbas Omena – o Jarbinhas -, transformou a cidade em um verdadeiro canteiro de obras, investiu no funcionalismo público, construiu escolas, conjuntos habitacionais, creches, postos de saúde, praças, fez saneamento básico, asfaltou as principais ruas da cidade, respeitou os credos religiosos, cor, sexo, situação econômica, opções político-partidária.

Jarbinhas governou por oito anos, seu nome é referência na política alagoana, tanto é que, exerceu a presidência de uma das mais importantes instituições políticas de Alagoas – a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Jarbinhas ganhou prestígio respeito e carinho da classe política local, estadual e federal devido a seriedade e transparência no trato da coisa pública. Sem dúvida, foi um grande administrador, e seu nome está definitivamente nos anais da história política-administrativa de Messias.

Depois de oito anos no poder, Jarbas Omena apoia e elege sua prima, a ex-prefeita Vânia Omena, que teve como características sua austeridade e eficiência na administração municipal e zelo pela cosiam pública. Deu continuidade a algumas realizações iniciadas no governo de Jarbas Omena.

Jarbinhas volta ao poder depois de quatro anos do governo de Vânia, e depois de dois anos no cargo, renuncia, e assume seu irmão o então vice-prefeito Luiz Emílio Omena, que dá continuidade ao trabalho exercido por Jarbinhas, realizando obras de grande valor social para a cidade, iniciando assim, um novo tempo aos messienses. Darei continuidade a segunda parte dessa matéria na próxima segunda-feira. Aguardem!

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos