Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

O debate entre candidatos

11/06/2020 09h09
O debate entre candidatos

Em tempos de eleição um assunto muito discutido por candidatos, assessores, cabos eleitorais e simpatizantes de uma candidatura está relacionado aos debates entre candidatos. Nos debates, são discutidos ideias e programas de governo. Na maioria das vezes, o debate foge de seu objetivo principal que é o de apresentar propostas e programas de governo viáves à população, para enveredar às acusações mútuas entre candidatos.

Porém, devo esclarecer que, o debate é mais importante para quem está perdendo do que para quem está ganhando. O candidato que está atrás na intenção de votos em uma disputa eleitoral pode ganhar pontos com investidas corretas, entretanto, quem está à frente se arrisca a perder caso não tenha um bom desempenho, seja muito confrontado, cometa erros, desconheça alguns assuntos abordados e passe a imagem ao eleitor de despreparo, ou cometa um deslize monumental.

Esses são alguns dos motivos que, candidatos que estão disparados na frente na intenção de votos corre de debates temendo perder pontos. Outro fator importante é que em muitos casos, os chamados candidatos ‘laranjas’ vão aos debates com a intenção somente de atacar aquele que está na frente.

Às vezes, a fuga de debates não altera a posição dos favoritos nas pesquisas. Entretanto, o debate pode ser uma ótima oportunidade para um candidato  desfazer uma acusação caluniosa ou um mal-entendido.

O candidato que vai ao debate tem que está munido de informações e mostrar conhecimento sobre os vários assuntos que serão abordados, bem como, mostrar segurança e preparo aos eleitores.

Portanto, a vitória só será mesmo atribuída ao candidato com boas propostas de governo, - ao invés de ataques pessoais -, maior volume de convencimento, articulação e comunicação.

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos