Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Falta de entendimento na oposição poderá levar Kil Freitas à reeleição

21/06/2020 20h08
Falta de entendimento na oposição poderá levar Kil Freitas à reeleição

As próximas eleições em União dos Palmares, a mais importante cidade da zona da mata de Alagoas, têm todos os ingredientes de ser uma eleição atípica em que as estratégias aliadas ao marketing eleitoral serão de fundamental importância no resultado final.

Caneta e o poder de decisão, capacidade para lotear cargos, estrategista, habilidoso, acostumado a enfrentar grandes desafios, frio e estritamente calculista; esse é o perfil com que Areski Freitas se tornou prefeito.

Areski tem um cabo eleitoral de luxo: a incompetência da oposição, o que fortalece sua candidatura que para muitos, estaria 'morta', isso lhe dá fôlego ante a inoperância e desarrumação dos pré-candidatos a prefeito.

Uma oposição que reúne, conversa, discute, promete se juntar mas que, até agora, nada de concreto. O problema é que, num grupo onde existe o jogo de interesse, a obsessão por cargos, a vaidade pessoal, a arrogância, o egoísmo e a prepotência, dificilmente esse grupo chegará ao entendimento. Na oposição, parece que o diálogo e o entendimento são palavras proibidas.

A administração do prefeito Kil me faz lembrar o governo do ex-prefeito Beto Baia, com uma diferença: Kil tem habilidade e experiência política e usa com eficiência as mídias sociais, que hoje são fundamentais para quem sabe usá-las e deseja conquistar a vitória.

Com a pulverização de candidatos, Kil Freitas levará grande vantagem sob seus desafetos; por outro lado, caso haja uma polarização, a situação do prefeito ficará insustentável. O prefeito e seus seguidores torcem para que haja um número considerável de candidatos, porque, assim sendo, sua reeleição poderá se tornar realidade.

É fato que a administração de Areski Freitas enfrenta problemas de toda ordem e um desgaste sem precedentes, desde o atraso no pagamento de algumas categorias do funcionalismo, até o desmonte das áreas essências da administração pública. Entretanto, apesar de todas essas mazelas que campeia a administração municipal, ninguém pode subestimar e pensar que Areski é carta fora do baralho.

Tudo passa pela arrumação da oposição. É certo que alguns desses pré-candidatos não chegarão até o final, estão com a “campanha” na rua para ganhar visibilidade e tentar emplacar uma candidatura a vice; outros negociar cargos e secretarias num futuro governo.

Kil assiste e monitora todos os movimentos da oposição, seguindo os passos daqueles que realmente são ameaças ao seu projeto de poder. Areski vai colocar sua estratégia em ação quando souber com quem realmente irá disputar a eleição e quem na verdade será o principal obstáculo às suas pretensões.

Talvez somente um grande acordo entre os opositores – o que não será nada fácil -, poderá decidir a eleição em prol do candidato da oposição e, só assim, o prefeito Areski Freitas poderá ver o sonho de sua reeleição ir de água abaixo.

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos