Blog do Tinho

Blog do Tinho

Blog do Tinho

Izabelle Pereira participa de Encontro Estadual sobre Fortalecimento da Atenção Básica

Izabelle Pereira é a atual Presidente do Cosems e Secretária de Saúde de Teotônio Vilela.

24/04/2018 00h12
Izabelle Pereira participa de Encontro Estadual sobre Fortalecimento da Atenção Básica

A Secretária de Saúde do Município de Teotônio Vilela e Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMS/AL), Izabelle Pereira, participa, nestes dias 23 e 24 de abril, do Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica que ocorre em Alagoas.

O encontro, que é promovido pelo Ministério da Saúde, aborda temáticas como as principais estratégias do MS nas áreas de Saúde Bucal; e-SUS-AB; PMAQ-AB, o e-SUS AB , Equipes de Saúde da Família e processo de trabalho dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), programa que completa 10 anos este ano.

A presidente do Cosems destacou a importância da discussão da temática como estratégia de trabalhar para que os determinantes da Saúde sejam potencializados. "Precisamos de apoio financeiro do Governo do Estado para melhorar a assistência oferecida à população".

O Secretário de Saúde do Estado, Christian Teixeira lembrou que a atenção básica é a porta de entrada para o cidadão que necessita de serviço público de saúde. “Em Alagoas nós temos uma peculiaridade, onde 90% da população depende do SUS. Isso requer mais atuação dos governos, para que o cidadão tenha um atendimento de saúde pública mais ágil e eficiente”, frisou.

De acordo com a presidente do Cosems, "fazer a discussão da Política de Atenção Básica, seus acertos, erros e necessidades de melhorias é de extrema importância para os municípios, que na ponta do sistema são os que mais se sobrecarregam e sofrem se não tiverem estratégias e recursos."

Izabelle lembrou ainda que os municípios de pequeno porte precisam de mais investimento e devem ter o olhar diferenciado dos Governos Estadual e Federal.

“Encontros como esse são importantes para que possamos reafirmar o quanto é necessária que as políticas de saúde sejam construídas de forma ascendente. Pois, são nos municípios que as políticas são executadas, e nós, secretários de saúde, sabemos quando uma política é ou não eficaz”, afirmou Izabelle Pereira.

O evento conta com a participação de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e dos 102 municípios do Estado e inclui mesas redondas e oficinas temáticas, conduzidas por técnicos do Ministério da Saúde, que abordarão as principais estratégias do MS no que toca a Atenção Básica.

Sobre o blog

Wellington Silva - Tinho. Professor, Jornalista MTB 1874,   Assessor de Imprensa.

Arquivos