Blog do Tinho

Blog do Tinho

Blog do Tinho

Projeto Emendas Participativas, do Deputado JHC, Ganha Prêmio Nacional

Iniciativa do Deputado JHC levou o primeiro lugar como o grande case de comunicação digital pública no país.

26/04/2018 15h03
Projeto Emendas Participativas, do Deputado JHC, Ganha Prêmio Nacional

Lançado no ano passado, o projeto Emendas Participativas, do Deputado Federal JHC, foi o grande destaque no 7º Redes We Gov, evento destinado a profissionais de comunicação pública do Brasil, ocorrido em Florianópolis. Concorrendo com cases de grandes instituições como o Ministério Público Federal, Senado Federal, Advocacia Geral da União e outros, o Emendas Participativas levou o primeiro lugar, seguido pelo Tribunal Superior do Trabalho e pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

“Esse prêmio vem fortalecer ainda mais a credibilidade do projeto Emendas Participativas. Ainda é o início, mas sabemos que isso representa uma quebra de paradigmas na forma de destinar as emendas parlamentares no país. Já tenho colegas Deputados que querem replicar a ideia na Paraíba e no Mato Grosso e isso é uma inovação que Alagoas deu para o Brasil”, afirma JHC.

Relembre o projeto Emendas Participativas

Em uma votação online, o Deputado JHC lançou uma plataforma para que os alagoanos decidissem onde deveriam ser aplicados R$ 2 milhões de suas emendas parlamentares. Os cidadãos poderiam escolher as áreas (saúde, infância, infraestrutura e esporte), ações (construção de posto de saúde, pavimentação de ruas, implantação de saneamento básico, etc) e como destino qualquer um dos 102 municípios Alagoas.

A votação teve duração de 1 mês e contou com a participação de 5.135 de 100% dos municípios alagoanos. “Foi a primeira edição e conseguimos mobilizar cidadãos, prefeituras e vereadores que também aproveitaram a oportunidade para se mobilizar e conquistar esses recursos. Já adianto que em breve teremos outra edição”, completa JHC.

Os municípios vencedores foram Santana do Ipanema, Maceió, Rio Largo, Satuba,
Santana do Ipanema, São José da Tapera e Traipu. O projeto está na fase de acompanhamento e o site www.emendasparticipativas.com continua no ar, agora com a descrição do status desse recurso público para que a população acompanhe com transparência o trâmite legal até a execução das ações.

 

Sobre o blog

Wellington Silva - Tinho. Professor, Jornalista MTB 1874,   Assessor de Imprensa.

Arquivos