Blog do Tinho

Blog do Tinho

Blog do Tinho

Destaque como Secretária, Izabelle Alcântara Pereira é eleita para Presidir o COSEMS/AL

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas deve ter novo Ritmo de Trabalho

12/06/2017 17h05
Destaque como Secretária, Izabelle Alcântara Pereira é eleita para Presidir o COSEMS/AL

A secretária de Saúde do Município de Teotônio Vilela, Izabelle Alcântara Pereira, foi eleita na tarde desta segunda-feira(12), como a nova Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMS/AL).

Em uma composição de chapas, Izabelle Pereira foi eleita por aclamação, numa assembleia com cerca de 80 Secretários(as) Municipais de Saúde.
A Nova Presidente falou da unificação para o fortalecimento do Conselho, da cooperação entre os municípios e do trabalho para a efetivação da Política Pública de Saúde no Estado.

Izabelle Pereira e o vice em sua chapa, Rodrigo Buarque, que é Secretário de Saúde de Jundiá, e estava como diretor financeiro do Conselho, foram eleitos para comandar a entidade durante o biênio 2017/2019.

“É necessário auxiliar os pequenos municípios, os que mais sofrem, principalmente, vamos reativar a comissão farmacêutica” e incentivar a realização de consórcios municipais, para que as farmácias dos municípios e correlatos, como consultas e cirurgias sejam viabilizadas com custos mais baixos para as cidade”, disse Izabelle.
 

Finalidade

O COSEMS/AL, segundo seu estatuto, tem por finalidade congregar as Secretarias Municipais de Saúde ou órgão equivalente e seus respectivos secretários ou detentores de função equivalente, para aturem, em prol do desenvolvimento da saúde pública, da Universalidade e Igualdade do acesso da população aos serviços de saúde, promovendo ações conjuntas que fortaleçam a descentralização política, administrativa e financeira do Sistema Único de Saúde -SUS, em conformidade com o Artigo 198 da Constituição Federal.
Missão

O Conselho tem como missão fazer a consolidação do SUS em Alagoas através da autonomia dos municípios e da troca de experiências e informações dos gestores da saúde na formulação das políticas públicas. 

Visão

No mesmo aspecto, visa se credenciar  como uma instituição sólida e em constante desenvolvimento no país pela união dos gestores da saúde no estado de Alagoas.

Valores

O Conselho tem primado por valores salutares para o desenvolvimento das gestão em Saúde do Estado, valores tais como: transparência, ética, compromisso, qualidade, cooperação, dedicação e respeito.

A nova gestão “deve ampliar as diretrizes do Conselho e impor um novo ritmo de trabalho à frente do COSEMS, pois essa já vem sendo uma marca da Secretária Izabelle em seu município de atuação”, disse uma das gestoras de Saúde.

                             

Sobre o blog

Wellington Silva - Tinho. Professor, Jornalista MTB 1874,   Assessor de Imprensa.

Arquivos