Blog do Tinho

Blog do Tinho

Blog do Tinho

Incomodado com JHC, Arthur Lira ataca colega sobre Recursos da Saúde para Hospital

27/07/2017 17h05
Incomodado com JHC, Arthur Lira ataca colega sobre Recursos da Saúde para Hospital

O Deputado Federal Arthur Lira (PP), que não faz cerimonia em defender o presidente mais rejeitado da história, Michel Temer (PMDB), saiu ao ataque contra o jovem Deputado Federal JHC (PSB).

JHC, que foi quem abriu as portas do gabinete do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, para o gestor do Hospital do Açúcar, Edgar Antunes, esteve presente à solenidade em Maceió, nesta quarta-feira (26), na qual o Ministro anunciou 6 milhões para a Instituição.

JHC, usando o termo bancada, disse que a emenda é fruto do trabalho dos deputados federais em Brasília, “trabalho que chega em Alagoas”.

 

 

Mas, o Deputado Arthur Lira (PP), reagiu afirmando que a emenda era fruto, única e exclusivamente, de uma emenda “individual” sua, “a verba de R$ 6 milhões liberada para socorrer o Hospital do Açúcar vem de uma emenda parlamentar individual apresentada pelo Deputado Federal Arthur Lira, sem nenhuma participação de JHC”, mas a informação não é confirmada, de acordo com o sistema de convênios.

Com relação às emendas para custeio do Deputado Arthur Lira, para 2017, só é possível encontrar no sistema às seguintes:

CODEVASF                            15.242.2029. 7k66.0027 Desenvolvimento Sustentável

Fundo Nacional da Saúde      10. 301. 2015. 20YL. 0027 Academia de Saúde.

Fundo Nacional da Saúde      10.301.2015. 8581.0027 Estrutura da Rede de Serviços

Fundo Nacional da Saúde      10.301.2015. 20B0. 0027 Atenção Básica...

Já, com relação ao recurso destinado ao Hospital do Açúcar, na proposta nº 36000142909201700, citada pelo Deputado, como de uma emenda individualizada, o Diário Oficial da União mostra que ela é, na verdade, uma emenda Geral do Ministério da Saúde, tendo como código o número 81000007, que é uma emenda de Relator Geral, não tendo, portanto, o código que identifica emendas do Deputado Arthur Lira, que é o 2726...

Diário da União

O sistema também confirma que o recurso de 6 milhões não é de uma Emenda do Deputado Federal Arthur Lira, e reforça que foi incluída no orçamento por relator, não se devendo, portanto, falar em emenda individual, dono ou coisa do tipo, nem mesmo partido, como mostra a imagem:

Código Emenda

O Deputado Arthur Lira ainda colocou em suspeição a atuação dos demais Deputados Federais do Estado e disse: “ a atitude de JHC serve de alerta para a população alagoana conhecer seus representantes em Brasília. Tem os que se apropriam do trabalho alheio para fazer propaganda nas redes sociais e divulgar mentiras. E tem os que trabalham pelo povo alagoano e apresentam emendas, assinam convênios e promovem encontros entre ministros e prefeitos.”

A foto abaixo deixa claro, o encontro no qual o Deputado Federal João Henrique Caldas, o JHC, esteve, junto com o gestor do Hospital do Açúcar, Edgar Antunes, em junho, no ministério da Saúde, em Brasília, para viabilizar recursos e melhores condições para o Hospital.

JHC no Ministério da Saúde

Na oportunidade, JHC disse que o Hospital possuía mais de 300 leitos do SUS e vinha sofrendo uma crise nos últimos anos, que envolve tanto os pacientes quanto os funcionários. “É preciso garantir a saúde pública dos maceioenses e as melhores condições de trabalho para os profissionais do Hospital do Açúcar” garantiu JHC, na época da reunião.

Em véspera de ano eleitoral, pode apostar, teremos muitas dessas faíscas entre os Deputados Alagoanos, mas o bom mesmo é que nessa querela entre JHC e Arthur Lira, a população Maceioense e Alagoana, breve, contará com maiores condições de atendimento no Hospital do Açúcar. Assim esperamos!

Sobre o blog

Wellington Silva - Tinho. Professor, Jornalista MTB 1874,   Assessor de Imprensa.

Arquivos