Blog do Tinho

Blog do Tinho

Blog do Tinho

Apresentado na AMA, Prefeitos aderem ao Projeto Emendas Participativas de JHC

Ação do parlamentar está mobilizando diversos municípios, com intensa participação popular

11/10/2017 18h06
Apresentado na AMA, Prefeitos aderem ao Projeto Emendas Participativas de JHC

O projeto Emendas Participativas foi tema de apresentação  na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) nesta segunda-feira. Idealizada pelo deputado federal JHC, a iniciativa permite ao cidadão alagoano o protagonismo na decisão sobre onde e como aplicar recursos de emendas impositivas. O projeto interativo está tendo grande participação popular e despertou a curiosidade de diversos gestores municipais.

Para um público composto basicamente por líderes do Executivo dos municípios do Estado e vereadores, além de representantes de outros segmentos da sociedade, JHC explicou os princípios do projeto e seu funcionamento. O parlamentar mostrou que basta o cidadão acessar o endereço www.emendasparticipat ivas.com para, em um clique, transformar a realidade do seu município.

Site

Na página inicial do site é logo visto o botão votar, que direciona o cidadão para decidir a área, ação e município onde os recursos devem ser investidos. São quatro áreas: saúde, infraestrutura, infância e esporte, com ações que variam entre construção e ampliação de postos de saúde, aquisição de kits para conselheiros tutelares, construção de quadras poliesportivas e calçamento e saneamento de ruas.

A votação, que segue por mais algumas semanas, está bem movimentada e, ao contrário do que até se pensava, municípios com populações menores estão conseguindo destaque pela mobilização de seus moradores, a exemplo das cidades de Pindoba e São José da Tapera. Ao final da votação é gerado um comprovante, que garante a credibilidade do processo e, segundo JHC, pode e deve ser compartilhado nas redes sociais para que inspirem a participação de ainda mais pessoas.

“Esse momento na AMA foi muito importante para que mais prefeitos e vereadores conheçam o projeto e incentivem o povo de suas cidades para que participem. Essa ainda é uma ação em fase de testes, que está nos permitindo o aprendizado para que em próximas edições a participação e formatação da votação seja ainda mais interativa. Não há ninguém melhor que o cidadão para determinar e entender as urgências de sua cidade, esse protagonismo popular é fundamental na construção de uma nova política verdadeira, sem os vícios que infelizmente ainda existem e devem ser combatidos na política alagoana”, avaliou JHC.

Ranking

Com mais de 2500 votos computados e mais de 90 municípios participantes, a ação apresenta os seguintes números:

Saúde – Maceió lidera, seguida por Pão de Açúcar, Pindoba, São Miguel dos Campos, Arapiraca, São José da Tapera, Rio Largo e Atalaia.

Infância, Infraestrutura e Esporte – Rio Largo é a líder, acompanhada por São José da Tapera, Pindoba, Traipu, Porto Real do Colégio, Satuba, Maragogi, Maceió, Roteiro e Pindoba.

Sobre o blog

Wellington Silva - Tinho. Professor, Jornalista MTB 1874,   Assessor de Imprensa.

Arquivos