Blog do Tinho

Blog do Tinho

Blog do Tinho

Avaliação Nacional Comprova Melhorias e Avanços na Educação de Teotônio Vilela

11/11/2017 09h09
Avaliação Nacional Comprova Melhorias e Avanços na Educação de Teotônio Vilela

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira – INEP, divulgou na última semana, os resultados 2016 da Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA.

De acordo com o resultado, o Município de Teotônio Vilela, em Alagoas, que é administrado pelo Prefeito Joãozinho Pereira e tem como gestora de Educação Noêmia Maria Barroso, avançou consideravelmente nos níveis de alfabetização e letramento; Língua Portuguesa e nos níveis matemáticos dos discentes da Rede Pública Municipal.

Leitura

No nível de Leitura, a Educação avançou, segundo a Avaliação, em 129%, saindo de 25,02 em 2013 para 57,28 em 2016.

Escrita

Quanto aos avanços na Leitura, o município também superou as metas, avançando em 43%, saindo de 53,62 em 2013 para 76,80 em 2016, sendo inclusive um dos melhores resultados nacionais.

Matemática

Avanço também significativo na Educação Municipal ocorreu nos níveis de aprendizagem matemáticos com a evolução de 179%, saindo de 23,76 em 2013 para 66,22 em 2016.

Os resultados de desempenho dos estudantes de Teotônio Vilela apontaram evolução significativa em todas as habilidades avaliadas, superando, inclusive, os resultados de Alagoas e do Brasil.

Para a Prefeitura Municipal e a Secretária de Educação do Município, “o bom desempenho dos estudantes na ANA 2016 se deve aos investimentos municipais em educação e aos esforços de uma equipe de gestores, coordenadores, articuladores e professores comprometidos e com foco em resultados.

“Teotônio Vilela cresce e seus estudantes crescem juntos, por meio da implantação de Políticas Públicas Educacionais consistentes e com a visão de transformação de seu cenário Educacional que contribuirá certamente para transformar vidas e a Sociedade”, disse Noêmia Pereira.

O que é a ANA?

A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) é uma avaliação externa que objetiva aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas. As provas aplicadas aos alunos forneceram três resultados: desempenho em leitura, desempenho em matemática e desempenho em escrita.

Sobre o blog

Wellington Silva - Tinho. Professor, Jornalista MTB 1874,   Assessor de Imprensa.

Arquivos