Politicando

Politicando

Politicando

Eleição no TCE destoa de pleitos dos outros poderes

11/12/2018 16h04
 Eleição no TCE destoa de pleitos dos outros poderes

A eleição para a presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que está marcada para ocorrer no próximo dia 15, pode ir parar na Justiça.

Isso porque, na última sessão do pleno, o conselheiro Anselmo Brito propôs a presidente Rosa Albuquerque que ela mude o Regimento Interno do TCE para permitir que um conselheiro-substituto possa votar no pleito de sábado. Além de tecer diversos elogios e deixar claro o lado em que ele está, o de Rosa Albuquerque.

Diante disso, o outro lado que quer a presidência do TCE,  é formado pelos conselheiros Otávio Lessa, Cleide Beserra e Fernando Toledo. Eles sinalizam que vão à Justiça, caso Rosa faça as mudanças sugeridas por Anselmo.

A polêmica está em torno de que hoje há um conselheiro-substituto que ocupa a vaga de Cícero Amélio, afastado desde o ano passado devido a acusações de favorecimento dentro do Tribunal. O problema é que pelo Artigo 22 do Regimento Interno esse substituto não poderia votar nessa eleição.

Informações dão conta de que até o momento a disputa estaria empatada, 3 a 3, o que favorece Otavio Lessa, por ser o conselheiro mais velho.

Toda essa confusão difere do que aconteceu nas eleições dos outros poderes. No Ministério Público Estadual, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto foi eleito num pleito em que só ele foi o candidato.  No Tribunal de Justiça um presidente passou a vez para o outro. E a eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado até o momento se encaminha tranquilamente.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos