Politicando

Politicando

Politicando

Christian Teixeira quer ser desembargador, conselheiro do TC ou deputado

09/05/2017 19h07
Christian Teixeira quer ser desembargador, conselheiro do TC ou deputado

Cristian Teixeira, que atualmente exerce o cargo de secretário de Estado da Saúde vem apostando grande que pode assumir algo maior no cenário estadual. Ele aposta em três planos.

 O primeiro é em ser desembargador do Tribunal de Justiça, caso seja confirmado o afastamento definitivo do ex- presidente do TJ, Washington Luiz. E para isso ele tem como seu defensor e protetor, ministro Humberto Martins, que recentemente teve seu nome vinculado as delações da OAS na Operação Lava Jato.

O ministro por sinal tem deixado parecer que o afastamento terminante do desembargador e pai da secretária de Cultura de Alagoas, Mellina Freitas, pode ocorrer a qualquer momento.

Humberto Martins estaria também pressionando o governador Renan Filho (PMDB) para que ele escolha Cristian Teixeira para Conselheiro do TCE na vaga de Cicero Amélio. Esse seria o segundo plano do secretário de Saúde.

O terceiro plano e menos pretencioso de Cristian é ser deputado estadual. A vida do secretário foi ser assessor do Tribunal de Justiça em diversas gestões. Ele foi assessor jurídico do prefeito Rui Palmeira no início da gestão e de onde saiu para a equipe de transição do governo Renan Filho. Com a vitória do filho de Renan Calheiros ele assumiu a secretaria de Planejamento e agora está na Saúde.

Só faltou o ministro ficar por dentro da regra do quinto constitucional, que com previsão no artigo 94 da Constituição Federal de 1988, prevê que 1/5 (um quinto) dos membros de determinados tribunais brasileiros sejam compostos por advogados e membros do Ministério Público Federal ou Estadual, a depender se Justiça Federal ou Estadual. Os integrantes do Ministério Público precisam ter, no mínimo, dez anos de carreira, e os advogados, mais de dez anos de exercício profissional, notório saber jurídico e reputação ilibada.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos