Celebridades

Chica Xavier, atriz de 'Sinhá Moça' e 'Renascer', morre aos 88 anos

Atriz estava internada em um hospital no Rio

Por G1 08/08/2020 17h05
Chica Xavier, atriz de 'Sinhá Moça' e 'Renascer', morre aos 88 anos
Chica Xavier, atriz de 'Sinhá Moça' e 'Renascer', morre aos 88 anos - Foto: Divulgação

A atriz Chica Xavier, conhecida por papéis marcantes em novelas como "Sinhá Moça" e "Renascer", morreu na madrugada deste sábado (8) aos 88 anos, vítima de câncer de pulmão. Ela estava internada no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

Nascida em Salvador em 22 de janeiro de 1932, Francisca Xavier Queiroz de Jesus mudou-se para o Rio em 1953, aos 21 anos e se consagrou como atriz de teatro, TV e cinema, ao longo de uma carreira de mais de seis décadas. Destacou-se como uma das maiores referências da representatividade negra na arte brasileira.

Em 2010, recebeu o Troféu Palmares, entregue pelo extinto Ministério da Cultura, pelo trabalho de preservação e incentivo à cultura afro-brasileira.

"Uma precursora, símbolo de gerações de atrizes e atores negros, de representatividade, que trazia em cada cena ou fala traços latentes de baianidade. Nunca negou a origem", disse a TV Globo em comunicado.

Nos palcos, Chica Xavier esteve na montagem de 1956 de "Orfeu da Conceição", de Vinicius de Moraes. Atuou também em novelas como "Dancin' Days" (1978), "Pátria minha" (1994), "Cara & Coroa" (1995), "O rei do gado" (1996) e "Força de um desejo" (1999), além da minissérie "Tenda dos milagres" (1985). Seu último trabalho na TV foi "Cheias de charme" (2012).

"Obrigado, Dona Chica, por inspirar e se doar como se doou. Obrigado pelo amor e talento que nos ofereceu", escreveu o ator Lázaro Ramos em uma rede social. A atriz Taís Araújo comentou: "O céu recebe hoje a nobreza. Entre nós vivia uma nobre, uma rainha elegante, sábia, afetuosa, agregadora, ombro e colo para muitos. Salve a rainha Chica Xavier!".

Em 2013, Chica Xavier foi tema da biografia "Chica Xavier: Mãe do Brasil", escrita por Teresa Montero.

A atriz deixa o marido, o também ator Clementino Kelé, com quem foi casada por 64 anos. Eles tiveram três filhos, Christina, Izabela e Clementino Junior, e três netos, Ernesto Junior, Luana Xavier e Oranyan.