Celebridades

'Nunca presenciei tamanho desrespeito', diz Romero Britto sobre polêmica

Artista plástico brasileiro teve um de suas obras quebrada após ser acusado de desrespeitar trabalhadores de um restaurante

Por Uol Notícias 19/08/2020 09h09 - Atualizado em 19/08/2020 10h10
'Nunca presenciei tamanho desrespeito', diz Romero Britto sobre polêmica
Romero Britto no Conversa com Bial - Foto: Reprodução / Tv Globo

Romero Britto comentou o recente vídeo polêmico de uma mulher quebrando uma de suas obras de arte e que viralizou na internet. Segundo o artista plástico brasileiro, ele "nunca presenciou tamanho desrespeito" e disse que "jamais teve intenção de desrespeitar alguém", se referindo à acusação de que maltratou o funcionário do restaurante.

"Todos podem ver que eu fui vítima de uma pessoa que foi a uma de minhas galerias e quebrou uma obra de arte que havia ganhado", falou o artista pernambucano em um depoimento gravado para o "Conversa com Bial", exibido nesta madrugada, na Rede Globo. "Uma peça como aquela, de porcelana, ao quebrar poderia ter causado danos a mim, a ela e a qualquer outra pessoa no local", completou.

Direto de seu ateliê em Miami, EUA, Romero continuou a sua defesa sobre o ocorrido: "Nunca presenciei tamanho desrespeito em toda a minha carreira. Infelizmente, há pessoas que querem ficar famosas a custas de outras e levam ao extremo".

No episódio que aconteceu em 2017, Madeleine Sánchez, dona do restaurante Tapelia, em Miami, quebrou uma das obras de arte feita por Romero bem na frente do artista, alegando que ele foi ao estabelecimento dela, destratou e humilhou um de seus funcionários. A escultura valia R$ 26 mil e foi um presente que a empresária ganhou do marido. 

"Eu não admito desrespeito e jamais tive intenção de desrespeitar alguém", afirmou o artista se referindo à acusação de ter sido desrespeitoso com um funcionário do restaurante. "O único fato é que o vídeo divulgado mostra uma pessoa agindo com violência contra o artista e o tribunal da internet aplaudindo e fazendo apologia ao ódio. Não quero alimentar mais esse assunto ou a mídia. Eu prefiro que a consciência dela a julgue", disse. 

"Como dizem pelo mundo, a minha arte desperta um tipo de sentimento positivo, de alegria e por isso é tão celebrada por bilionários ou por pessoas simples. Infelizmente, temos pessoas criticando o sucesso dos outros ao invés de focarem em encontrar o seu próprio sucesso e em maneiras de ajudar o mundo e ser relevantes para a sociedade", finalizou.

Segundo Pedro Bial, Romero não respondeu a todas as suas perguntas. O apresentador tinha questionado se o artista estava conseguindo dormir bem com essa crise toda, quis saber a versão dele sobre o que aconteceu exatamente no restaurante e por que somente após três anos o vídeo veio a público, mas não obteve sucesso nas respostas.

O "Conversa com o Bial" vai ao ar de segunda à sexta-feira após o Jornal da Globo.