Celebridades

'A Fazenda' repete fórmulas que deram certo no 'BBB 20'

Reality da Record implementa produtos transmídia, em parceria com o TikTok, e quadro humorístico com Carioca

Por Estadão Conteúdo 03/09/2020 17h05
'A Fazenda' repete fórmulas que deram certo no 'BBB 20'
Reality da Record implementa produtos transmídia, em parceria com o TikTok, e quadro humorístico com Carioca - Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Fazenda 12 irá repetir fórmulas que deram certo no Big Brother Brasil 20. Assim como no reality da Globo, no da Record os confinados poderão produzir conteúdos transmídia, numa espécie de spin-off, em uma parceria com o TikTok. A estreia acontece em 8 de setembro, terça-feira, às 22h30, com prêmio de R$ 1,5 milhão e outros R$ 500 mil distribuídos ao longo da temporada.

Outra "clonagem" da emissora de Edir Macedo será um quadro humorístico, inovação que no BBB era apresentada por Rafael Portugal, mas que na Record será capitaneada por Carioca. No quadro semanal, o humorista interpretará telespectadores e suas personalidades, como os que reclamam dos participantes. "O quadro vai se chamar Sofázenda. Carioca vai estar no sofá da casa dele e vai fazer reclamações que o telespectador costuma fazer. Ele vai representar o espectador que está sempre fazendo uma espécie de ombudsman, uma crítica de A Fazenda", explicou o diretor Fernando Viude.

As especulações sobre os nomes dos confinados ainda seguem sem a batida do martelo por parte da produção. A pandemia, contudo, facilitou a escalação de artistas da música, por causa das agendas canceladas. Durante coletiva de imprensa online, o apresentador da atração, Marcos Mion, tirou o nome da reta e garantiu que não faz parte da equipe que seleciona os fazendeiros. Segundo ele, para garantir idoneidade ao programa. "Imagina como ficaria o twitter, né?".

Por causa do isolamento social, o apresentador estima que a temporada será histórica – assim como foi o BBB. "Todas as primeiras vezes dentro de uma pandemia são históricas. A única coisa que eu quero destacar é que no começo estava tudo nebuloso mesmo. Antes de fazer, não dá para ter noção da dimensão que o programa terá. Quando eu comecei a ver todos os protocolos que a produção estava planejando seguir, isso vai dando uma segurança. Levantar um programa deste tamanho dentro dentro de uma pandemia é histórico. O esforço coletivo de todas as partes para fazer o programa acontecer é histórico”, defende Mion.

Pandemia na fazenda


Os 20 participantes de A Fazenda e outros quatro em stand-by estão em pré-confinamento para garantir que ninguém entre no reality contaminado pelo novo coronavírus. Durante os dias de isolamento prévio, os fazendeiros puderam assistir televisão, acessar plataformas de streaming e ler. A única restrição protocolar era que eles não saíssem dos quartos – até as roupas de cama eram levadas já higienizadas, sem que os participantes tivessem contato com camareiras.

De acordo com a Record, os cuidados para prevenir possíveis infecções de covid-19 estão rigorosos. Entre os protocolos de segurança estão a substituição de fichas de papel por televisões com mensagens informativas, corte de câmeras ninjas, cancelamento do feno na sede da fazenda e a participação virtual de Mion no dia da eliminação de um fazendeiro.

Fora da TV, uma equipe formada por infectologistas e profissionais da saúde ajudaram a repensar os procedimentos também para quem trabalha por trás das câmeras. Toda a produção passará por aferição de temperatura, medição de oxigênio com oxímetro, haverá linhas que demarcam distanciamento entre os profissionais e uso obrigatório de máscaras. Os fazendeiros, contudo, dispensarão o acessório já que estão em isolamento prévio e serão testados antes do confinamento.