Babado

Taís Araújo surpreende e detona papel em Viver a Vida

Taís Araújo relembra “fracasso” em Viver a Vida

Por RD1 21/09/2020 15h03
Taís Araújo surpreende e detona papel em Viver a Vida
Taís Araújo - Foto: Reprodução

Taís Araújo gravou um depoimento para o especial Os Campeões de Audiência, da TV Cultura, e relembrou os sucessos da carreira e também alguns fracassos. A atriz, por exemplo, criticou o seu papel em Viver a Vida(2009), da Globo.

A famosa fez uma reflexão sobre o período e afirmou que entende que houveram erros e acertos no projeto, mas destaca, principalmente, uma certa ingenuidade da novela ao acreditar que o Brasil de 10 anos atrás aceitaria uma protagonista negra, mulher e bem-sucedida.

“Olha o tamanho da minha maluquice, da minha pretensão. Mas, ator é um ser pretensioso, a gente tem a pretensão de mudar o mundo, de melhorar o mundo. A gente trabalha para isso, para incomodar, para provocar reflexão, para que as pessoas se identifiquem, essa é a função do artista”, refletiu

Em seguida, Taís Araújo afirmou: “A novela fracassou de um jeito… eu fracassei, eu tomei um caldo. Aí depois foi o contrário na minha cabeça, eu falei ‘fechei todas as possibilidades para as protagonistas negras’”.

Porém, a artista confessou que reflete sobre o impacto da protagonista em um país que ainda não estava pronto para recebê-la: “O Brasil não conseguia compreender aquela mulher negra, com sucesso e rica. Era um país que até hoje é assim, você precisa explicar porque o negro está nessa posição, como conseguiu e porque está aí. Era uma novela que não se explicava, então, talvez fosse uma novela para passar hoje e não há 11 anos”.

“Foi uma ingenuidade nossa, porque o Brasil lá atrás não se mostrava o país que é hoje. Há 10 anos, o brasileiro era cordial, a gente acreditava que o brasileiro era cordial, a gente acreditava em democracia racial, a gente acreditava em um monte de coisas, que caíram por terra”, completou.