Esportes Brasil

Após denúncia de abuso sexual, atletas paralímpicas podem ser banidas do esporte

Três jogadoras de basquete de cadeira de rodas foram acusadas de atacar uma companheira de clube

Por O Globo 14/06/2018 09h09
Após denúncia de abuso sexual, atletas paralímpicas podem ser banidas do esporte
Atletas são acusadas de molestar sexualmente uma companheira de time - Foto: Justin Setterfield/ Getty Imagens

Acusadas de abuso sexual por uma companheira de clube, as atletas paralímpicas Lia Martins, Denise Eusébio e Geisa Vieira, com passagens pela seleção brasileira de basquete em cadeira de rodas, podem ser banidas do esporte. A informação foi confirmada ao GLOBO por Rodolfo Cirino, advogado da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas (CBBC).

— Estamos esperando a investigação e, caso seja mesmo comprovada a conduta delas, há essa previsão (do banimento). Seria a pena máxima. A Confederação não concorda com esse tipo de atitude de nenhum atleta, seja da seleção feminina ou da masculina — afirmou o porta-voz.

O escândalo veio à tona na manhã desta quarta-feira, com denúncia do "Globoesporte.com". O episódio teria ocorrido em fevereiro de 2017, mas a vítima, que prefere não se identificar, só denunciou neste ano. De acordo com seu relato, após um treino da equipe Gladiadoras/Gaadin (Grupo de Ajuda dos Amigos Deficientes de Indaiatuba), no interior de São Paulo, Lia, Denise, Geisa e Gracielle Silva, então coordenadora do time, usaram um pênis de borracha para abusar sexualmente da colega, que foi retirada à força de sua cadeira de rodas. O ataque foi registrado em imagens que circularam por grupos de Whatsapp. Gracielle cometeu suicídio no fim de maio.

— Tivemos conhecimento do fato em meados de março de 2018, de forma verbal. Depois que a CBBC teve acesso às fotos e aos vídeos que circularam nas redes sociais, a confederação decidiu afastar temporariamente essas atletas, por se tratarem de jogadoras da seleção paralímpica. Hoje, elas estão afastadas até o resultado da investigação, que deve correr na esfera criminal — confirmou Cirino.

No fim da tarde desta quarta-feira, a CBBC soltou uma nota assinada pelo presidente da entidade, Valdir Soares de Moura, dizendo que "aguarda os desdobramentos da Justiça para qualquer novo posicionamento ou medida". As três atletas foram cortadas do período de treinamentos da seleção para o Mundial da Alemanha, que começa em agosto.

Lia Martins conversou com a reportagem do "Globoesporte.com" sobre as denúncias. Ela é o maior destaque brasileiro do basquete feminino de cadeira de rodas, e esteve nas últimas três edições das Paralímpiadas — na Rio 2016, o Brasil terminou na 7ª posição, sua melhor participação na História. Lia venceu três vezes o Prêmio Brasil Paralímpico, em 2011, 2012 e 2015.

Ela contou que era dona do objeto usado no episódio e que foi a idealizadora da "brincadeira de mau gosto", como definiu. A ideia teria surgido após uma conversa sobre relacionamentos sexuais entre duas mulheres.

— A gente sempre falava essas besteiras e dávamos risadas. Mas ela (a vítima) dizia que não precisava de pinto de borracha nas suas relações. O objeto é meu, e eu não tive a intenção de machucá-la - afirmou.

Ainda segundo o site, a vítima, que começou a praticar o esporte há quatro anos, abandonou o Gladiadoras/Gaadin em 2018, e não tinha prestado queixa anteriormente por temer represálias. Ela se recupera de um problema de saúde. Orientada por uma advogada criminalista, deve passar por um exame psicológico para, então, procurar uma delegacia.

Até o fechamento desta edição, a reportagem não conseguiu contato com as atletas denunciadas nem com o Gladiadoras/Gaadin.