Futebol

FAF recebe observador técnico das Seleções Brasileiras de base

Rodrigo Carvalho acompanha a preparação dos clubes alagoanos

Por Ascom/FAF 22/03/2019 08h08
FAF recebe observador técnico das Seleções Brasileiras de base
Rodrigo Carvalho assistiu ASA x CEO - Foto: Ascom/FAF

Na semana que inicia o Campeonato Alagoano Sub-17, a Federação Alagoana de Futebol clubes de base tiveram a grata surpresa de receber a visita do observador das Seleções Brasileiras de base, Rodrigo Carvalho. Ele chegou na última terça-feira (19), e está acompanhando ‘in loco’ uma série de treinamentos e amistosos envolvendo os clubes de base do futebol alagoano nas categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20.

A missão do observador da CBF é conhecer as estruturas, planejamento operacional e monitorar talentos para as Seleções Brasileiras de base. O ritmo de análises ajuda a alimentar o bando de dados da entidade com muitas informações, que depois são utilizadas no momento de convocar cada Seleção. Rodrigo Carvalho iniciou o período de observações na terça-feira acompanhando um treino das categorias de base do CRB, no Ninho do Galo, na Barra de São Miguel.

Ontem (20) pela manhã, ele esteve no Sesi, na Cambona, onde observou um treino do time Sub-17 do CSA. Nesta quarta-feira (21), Rodrigo foi à cidade de Arapiraca. Lá, ele assistiu a um amistoso entre ASA e CEO pela categoria Sub-15. E a tarde acompanha um amistoso entre os dois clubes pela categoria Sub-17, no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca.

A ideia de trazer o observador das Seleções Brasileiras de base para acompanhar o período de atividades dos clubes foi do presidente da Federação Alagoana de Futebol, Felipe Feijó, que levou o pedido ao vice-presidente da CBF na região Nordeste, o alagoano Gustavo Feijó, ex-presidente da FAF.

O pleito foi encaminhado para o coordenador de base da Seleção Brasileira, Branco, ex-jogador e tetracampeão mundial pelo Brasil em 1994, que prontamente atendeu o pedido da Federação, dando a oportunidade de mostrar os talentos da base de Alagoas para os analistas das Seleções Brasileiras.

Rodrigo Carvalho ficará até o próximo domingo (24) acompanhando a preparação dos clubes. Nesta sexta-feira (22), o observador estará assistindo ao amistoso entre CRB e Santa Cruz, pela categoria Sub-15, pela manhã, no Ninho do Galo. Pela tarde, ele vai à Coruripe acompanhar o amistoso entre Coruripe e Desportiva Aliança, no estádio Gerson Amaral, também na categoria Sub-15.

Avaliação positiva

Rodrigo tem avaliado de forma positiva os trabalhos dos clubes de base. “Nos treinos e nos amistosos que temos assistido, pudemos observar bons jogos, acima da nossa expectativa, com atletas que possuem valores individuais a serem observados novamente. Depois de todo o trabalho, iremos entregar um relatório mais preciso sobre os jogadores que se destacaram durante essa semana”, disse. 

No sábado (23) será a vez de ele observar duas partidas na categoria Sub-20. Em Maceió, pela manhã acontece o amistoso entre CSA e Dimensão Capela e a tarde, no estádio Teotônio Vilela, em Viçosa, tem o amistoso entre FF Sport Viçosense e Jaciobá.

O ciclo de análises do observador das Seleções Brasileiras de base tem encerramento no domingo (24), aonde Rodrigo Carvalho terá a oportunidade de assistir a dois jogos da primeira rodada do Campeonato Alagoano Sub-17. Os dois confrontos acontecem no estádio João Batista, no Tabuleiro do Martins.

O primeiro duelo será realizado pela manhã, às 9h30, entre Santa Cruz e CSA, em jogo válido pelo Grupo A. E o segundo confronto acontece pela tarde, às 15h, entre Sete de Setembro e CRB, pelo Grupo B.

Tags: