CSA

Ex-atacante Roni é preso durante jogo em Brasília; CSA nega ligação com empresário

Acusação é de evasão de renda nos jogos do Mané Garrincha; Diretoria Azulina diz que acertou com outra empresa para realização do jogo

Por Smack Neto com ESPN.com.br com 7Segundos 26/05/2019 11h11
Ex-atacante Roni é preso durante jogo em Brasília; CSA nega ligação com empresário
Roni foi preso durante o jogo entre Botafogo e Palmeiras em Brasília - Foto: Divulgação

O ex-atacante Roni foi preso pela Polícia Civil do Distrito Federal neste sábado (25) durante o jogo Botafogo x Palmeiras no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Também foi detido o presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), Daniel Vasconcelos, além de Leandro Brito, sócio do ex-jogador.

Com passagens por Fluminense e seleção brasileira, Roni hoje é empresário, responsável por levar a partida para a capital federal. Segundo a reportagem da ESPN, ele costuma negociar jogos dos times cariocas fora do Rio de Janeiro (CSA x Flamengo também em Brasília e Vasco x Corinthians em Manaus foram intermediados por sua empresa, a Roni7).

A operação que o prendeu é coordenada pela Divisão de Crimes contra a Ordem Tributária (Dicot) - são cumpridos sete mandados de prisão e 19 de busca e apreensão expedidos pela 15ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Distrito Federal.

Segundo o jornal Metrópoles, a operação "visa reprimir a atuação de um grupo criminoso especializado em fraudar o erário na realização de jogos de futebol".

"De acordo com as investigações, os alvos elaboram os boletins financeiros (borderô) inserindo dados falsos. Informavam ainda a arrecadação menor, conseguindo com isso pagar menos impostos e, no caso do Distrito Federal, valor inferior de aluguel do estádio, uma vez que tanto os tributos quanto o aluguel são calculados com base na arrecadação total", continua a reportagem.

A investigação, segundo o portal G1, aponta indícios dos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, estelionato e sonegação fiscal. Além de Brasília, as buscas e prisão ocorrem em Luziânia, no Entorno do DF, e em Goiânia.

CSA nega negociação com empresa de Roni

Em entrevista ao repórter Henrique Pereira, da Pajuçara FM, o vice-presidente do CSA, Omar Coelho, negou que a negociação da venda do mando de campo tenha sido feita com a empresa de Roni. Ele declarou que a negociação guardava cláusula de confidencialidade e não poderia revelar o nome da empresa que organizaria a partida, porém reforçou que o negócio foi feito de forma "tranquila e transparente".