Futebol

Será? Estudo da FGV aponta 83% de chances de o Brasil vencer o Paraguai

Segundo cálculos da Fundação Getúlio Vargas, o placar mais provável para eventual vitória seria 2 a 0

Por Terra 27/06/2019 15h03
Será? Estudo da FGV aponta 83% de chances de o Brasil vencer o Paraguai
Firmino marcou o segundo gol do Brasil - Foto: MIGUEL SCHINCARIOL / AFP

A Fundação Getúlio Vargas, por meio da Escola de Matemática Aplicada (FGV EMAp), desenvolveu um modelo matemático para tentar decifrar o tão inesperado futebol. Os cálculos foram feitos primeiramente para a Copa do Mundo de 2018 e replicados para a atual edição da Copa América.

Estes modelos foram alimentados com os resultados dos confrontos entre as 222 seleções de futebol masculino da Fifa nos últimos quatro anos. Os modelos foram então usados para comparar as seleções e realizar simulações. Não há pretensão em adivinhar o resultado, claro. Mas é razoável confiar que, na média, o modelo tenha um bom desempenho.

O estudo revela que o Brasil tem 83% de chances de vencer o jogo e 92% de possibilidade de chegar à semifinal (se for para os penais). De acordo com FGV EMap, o resultado mais provável de acontecer é a vitória do Brasil sobre o Paraguai pelo placar de 2 a 0. O professor Moacyr Alvim, um dos coordenadores do estudo, detalhou as chances dos placares da partida.

- A probabilidade desse resultado acontecer (2 a 0) é de 18%. Logo em seguida, aparece o 1 a 0 com 16%. A possibilidade de termos prorrogação é de 7% com o placar de 0 a 0 e de 5%, com 1 a 1. Já a desclassificação parece ser muito improvável - afirmou.

Ele também detalhou as chances dos paraguaios vencerem os brasileiros.

- O modelo matemático diz que a previsão da vitória paraguaia por 1 a 0 é de apenas 2%. Para o placar de 2 a 1 para os paraguaios é de 1% - destacou o professor.

Outros resultados

O modelo matemático mostra ainda que a Argentina deve bater a Venezuela. O resultado mais provável seria 1 a 0, com 13% de chances.

Já a hipótese de a Colômbia se classificar para a próxima fase superando o Chile é de 59%. Os cálculos definiram que o placar mais provável é o 1 a 0, com 14% de chances desse resultado acontecer sobre o Chile.

O Uruguai tem quase a mesma possibilidade de passar pelo Peru, com 68%. O placar mais provável também é de 1 a 0 para os uruguaios.

Campeão 

De acordo com o estudo, o Brasil tem mais chances de conquistar a taça, com 58% de probabilidades. Uruguai, com 13% e Colômbia, com 12%, são as seleções que têm chances de levantar o caneco, segundo os cálculos.