Esportes Mundo

Pia Sundhage: por que nova técnica da seleção brasileira feminina de futebol levou a Suécia à loucura

A contratação da treinadora bicampeã olímpica gerou grande repercussão na imprensa de seu país na tarde desta quinta-feira, quando seu nome ficou entre os assuntos mais comentados entre os suecos no Twitter.

Por Terra 25/07/2019 16h04
Pia Sundhage: por que nova técnica da seleção brasileira feminina de futebol levou a Suécia à loucura
Pia Sundhage, técnica da seleção brasileira feminina de futebol - Foto: Reuters / BBC News Brasil

A contratação de Pia Sundhage como técnica da seleção brasileira feminina de futebol gerou grande repercussão na imprensa de seu país, a Suécia, nesta quinta-feira, 25 de julho, quando também seu nome ficou entre os assuntos mais comentados entre os suecos no Twitter.

Os véiculos de comunicação da Suécia exaltaram a técnica de 59 anos por sua trajetória de sucesso.

Ela esteve nas últimas três finais olímpicas - conquistou o ouro com a seleção dos Estados Unidos em 2008 e 2012 e a prata com a equipe da Suécia em 2016 - e foi eleita a melhor treinadora de futebol feminino pela Fifa em 2012.

Em 2011, foi vice-campeã com a seleção americana na Copa do Mundo do Japão.

Ao falar da indicação de Sundhage para comandar a equipe do Brasil, o país foi tratado como o "berço do futebol" pela mídia do país.

"Ela está fazendo história. Será a primeira treinadora estrangeira neste país louco por futebol", disse o jornal nacional Dagens Nyheter.

Contrato de dois anos

Sundhage assumirá o posto que ficou vago com a demissão do técnico Vadão após a Copa do Mundo da França, em que a equipe brasileira foi eliminada nas oitavas-de-final.

Ela será a segunda mulher a comandar a seleção feminina de futebol: Emily Lima foi a técnica da equipe, entre 2016 e 2017.

De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o contrato terá duração de dois anos, que podem ser renovados por mais dois.

A CBF disse em um comunicado que as negociações foram concluídas na última quarta-feira, 24 de julho.

Sundhage, que começou sua carreira no esporte como jogadora, era responsável pelo desenvolvimento da base da seleção sueca até então.

"A escolha da Pia reflete a nova dimensão que vamos imprimir ao futebol feminino no Brasil. A partir da sua chegada, desenvolveremos um planejamento totalmente integrado entre a Seleção Principal e a base, equilibrando objetivos de curto prazo, como Tóquio 2020, com a renovação contínua dos nossos talentos", afirmou o presidente da CBF, Rogério Caboclo.

'Disse sim imediatamente'

O jornal Dagens Nyheter entrevistou Sundhage, que contou ter aceito a oferta sem pensar duas vezes. "Foi como quando consegui o posto nos Estados Unidos. Disse sim imediatamente", afirmou ela.

"Claramente, alguém precisa liderar a melhor seleção do mundo nos EUA, e é a mesma coisa quando se trata de futebol e do Brasil. Então, disse sim imediatamente e negociei depois disso, por assim dizer."

Sundhage afirmou que quer trazer à sua nova equipe "a cultura de vitória" dos Estados Unidos e as habilidades de organização da Suécia. O Brasil é um país que "respira futebol", acrescentou ela.

"Eles têm jogadoras técnicas e explosivas que te surpreendem em campo. Isso é legal."

A Sveriges Television, a emissora pública sueca, também falou com Sundhage após sua contratação. "Se você fala de futebol, geralmente fala sobre o Brasil", disse ela.

"Sempre fui fascinada por sua técnica, explosão e soluções maravilhosamente surpreendentes no jogo."