Futebol

Em crise sem fim, Figueirense abandonará a Série B, diz site

Time catarinense chegou a sofrer WO como protesto e agora pode ser suspenso por dois anos de todas as competições

Por Metrópoles 24/09/2019 10h10
Em crise sem fim, Figueirense abandonará a Série B, diz site
CRB fica no empate com o Figueirense - Foto: Matheus Dias / Ascom Figueirense

O que até então parecia improvável, acontecerá. O Figueirense abandonará a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro e a decisão já foi, inclusive, formalizada à CBF. A informação foi publicada pelo site GloboEsporte.com. A crise no clube catarinense se arrasta há meses: jogadores reclamam de salários atrasados há meses e chegaram a não entrar em campo, na partida diante do Cuiabá, como forma de protesto. Os atletas também alegaram que a diretoria do clube não estaria dialogando com o grupo de profissionais, o que dificultou ainda mais a resolução dos problemas internos do Figueira.

Em entrevista coletiva na última segunda-feira (23/09/2019), o presidente do Conselho Deliberativo do Figueirense, Francisco de Assis, confirmou que a Elephant, empresa que administrava o clube desde 2017, não estava mais no comando desde a quinta-feira anterior (19/09/2019).

Segundo o GloboEsporte.com, a CBF enviará o documento protocolado pelo clube catarinense para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), para que a desistência seja analisada. Caso o abandono seja aceito, o Figueirense estará sujeito ao regulamento da Série B, que prevê suspensão de todas as competições (incluindo o time profissional e as categorias de base) organizadas pela CBF por dois anos. Assim, a equipe de Santa Catarina só poderia retornar ao futebol na Série D, uma vez terminado o gancho.