Futebol

STJD analisa confusão no clássico mineiro. Galo e Raposa podem ser punidos com perda de pontos e multa

Outra possibilidade é perder mandos de campo devido aos atos de violência cometidos depois do jogo, válido pela 32ª rodada do Brasileiro

Por Terra 12/11/2019 08h08
STJD analisa confusão no clássico mineiro. Galo e Raposa podem ser punidos com perda de pontos e multa
Torcedor do Atlético-MG cometeu injúria racial contra segurança - Foto: Reprodução/Youtube

O clássico Cruzeiro e Atlético-MG foi insosso dentro de campo, mas cheio de confusões fora dele, com brigas no Mineirão e em outros pontos de Belo Horizonte, crime de injúria racial e discussões se o maior jogo de Minas Gerais deve voltar a ter torcida única.

Esse cenário nebuloso pode ganhar um capítulo novo com possíveis punições para Raposa e Galo. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva(STJD) está avaliando a analisando as ocorrências da partida, o que poderá acarretar em problemas para a dupla mineira.

Segundo o procurador-geral do STJD, Felipe Bevilacqua, Cruzeiro e Atlético podem ser enquadrados no Artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva que versa sobre "deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em praça de desporto".
O Cruzeiro, por ser mandante do jogo, poderá sofrer uma punição extra embasado no Artigo 211, que diz que a obrigação de "deixar de manter o local que tenha indicado para realização do evento com infraestrutura necessária a assegurar plena garantia e segurança para sua realização é do organizador."

Galo também pode receber punição individual

O Crime de injúria racial cometido por um torcedor do Atlético-MG pode render uma punição somente ao clube. O Galo pode ser enquadrado no Artigo 243-G que se refere a "praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência".

Caso o STJD acate às denúncias e puna os dois clubes, elas podem ser convertidas em multas de até R$ 100 mil, perda de mando de campo, perda de pontos, o que pode influenciar diretamente na briga de ambos contra o rebaixamento.