Futebol Alagoano

Após conselho arbitral, Alagoano 2020 mantém fórmula de 2019

Estadual deve começar 22 de janeiro e terminar no dia 26 de abril

Por Smack Neto com 7 Segundos 14/11/2019 06h06
Após conselho arbitral, Alagoano 2020 mantém fórmula de 2019
Reunião definiu o regulamento do Campeonato Alagoano - Foto: Alan Jones / Ascom FAF

Na tarde da quarta-feira (13), a Federação Alagoana de Futebol recebeu os representantes dos clubes para o Conselho Arbitral do Campeonato Alagoano de 2020. Na reunião, realizada no Museu de Imagem e Som, MISA, acabou sendo definido que o regulamento do torneio será idêntico ao de 2019, com as partidas iniciando no dia 22 de janeiro e encerrando no dia 26 de abril. 

ASA, CEO, Coruripe, CRB, CSA, CSE, Jaciobá e Murici participam da competição. A fórmula da competição é idêntica a de 2019, com a competição dividida em três fases. Na primeira, os times vão jogar apenas em partidas de ida. Cada equipe vai disputar sete jogos, e os quatro melhores vão se classificar para as semifinais. A semifinal, ou segunda fase, vai ter o sistema de mata-mata, com cruzamento olímpico: 1º x 4º; 2º x 3º. O time de melhor campanha na primeira fase vai jogar pelo empate na soma dos resultados.

Já a final do estadual  também terá um mata-mata, com jogos de ida e volta. Se houver empate na soma dos resultados, o campeão será conhecido na disputa por pênaltis. 

O arbitral definiu por sorteio que o CSA será o mandante no clássico da primeira fase contra o CRB. Consequentemente, o ASA vai receber o CSA, em Arapiraca, e joga contra o CRB em Maceió.

Uma questão que havia ficado pendente no Arbitral da Copa Alagoas foi confirmada na reunião. A terceira vaga na Copa do Brasil de 2021 será disputada entre o campeão da Copa Alagoas, seletiva marcada para antes do estadual, e o terceiro colocado do Alagoano.

Essa disputa será num mata-mata, com partidas de ida e volta. De acordo com Luciano Sampaio, diretor de competições da Federação Alagoana de Futebol (FAF), se o mesmo clube conquistar o título da Copa Alagoas e for o terceiro colocado do estadual, ele terá a vaga na Copa do Brasil de 2021.

O último colocado na fase de classificação do Alagoano vai cair para a Segunda Divisão. Os times têm sete jogos para resolver esse assunto.