Futebol

CBF divulga decisão sobre torcida única em jogo entre Palmeiras e Flamengo protesta

Entidade acatou recomendação feita pelo Ministério Público de São Paulo

Por Terra 29/11/2019 17h05
CBF divulga decisão sobre torcida única em jogo entre Palmeiras e Flamengo protesta
Allianz Park - Foto: Divulgação

O duelo entre Palmeiras e Flamengo, marcado para este domingo (1), às 16h (de Brasília), pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, terá apenas a torcida alviverde. A decisão foi tomada nesta sexta-feira pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que acatou uma recomendação da Polícia Militar e do Ministério Público de São Paulo.

As autoridades haviam enviado ofício à Federação Paulista de Futebol (FPF) e à CBF para formalizar o pedido de torcida única no jogo. A preocupação da PM e do MP estava relacionada a questões de segurança, devido ao clima de rivalidade acentuado entre Verdão e Rubro-Negro, o qual poderia gerar um risco de confronto entre as torcidas.

Na partida válida pelo primeiro turno, disputada em 1º de setembro, pela 17ª rodada do Brasileirão, os palmeirenses não foram impedidos de frequentar o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), e puderam comparecer normalmente. O confronto, que terminou em 3 a 0 para o Flamengo, foi o último de Felipão no comando do Verdão.

Em São Paulo, os clássicos são disputados com torcida única desde a temporada de 2016. No entanto, a presença da torcida visitante nunca foi proibida em jogos contra times de outros estados.

O Flamengo, com 84 pontos ganhos, já garantiu o título antecipado do Brasileirão. O Palmeiras, por sua vez, soma 68 pontos na terceira colocação da competição e tenta "carimbar a faixa" do adversário carioca.

Após a decisão, o Flamengo emitiu uma nota oficial criticando a decisão. Confira:

O Clube de Regatas do Flamengo vem a público lamentar a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de acatar a recomendação do Ministério Público de Estado de São Paulo (MP-SP). O órgão indicou à Federação Paulista de Futebol (FPF) que realizasse a partida entre Flamengo e Palmeiras, no Allianz Parque, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, com torcida única, proibindo venda de ingressos para a torcida rubro-negra.

O acate desta decisão representa uma desobediência das regras e princípios da competição, além de um benefício ao infrator - que jogará na presença única da torcida alviverde, podendo assim obter vantagem esportiva - e a criação de precedentes catastróficos para a organização do futebol brasileiro. A não permissão da convivência de rubro-negros e alviverdes decreta a falência da segurança pública e a morte da cultura de arquibancada do futebol brasileiro.

O Clube de Regatas do Flamengo traz à tona os seguintes argumentos:

- O artigo 86 do Regimento Geral das Competições de 2019 prevê ao clube visitante direito de adquirir a quantidade máxima de 10% da capacidade permitida ao estádio. A não permissão deste direito seria uma grave violação dos direitos dos torcedores e clubes, indo contra a natureza do espetáculo e da competição;


- Não foi respeitado o princípio da reciprocidade: no primeiro turno, o Flamengo garantiu à Sociedade Esportiva Palmeiras a carga de 10% dos ingressos para o jogo no estádio do Maracanã, tendo a Polícia Militar garantido completamente a segurança e integridade física de todas as pessoas envolvidas no evento;


- O MP-SP ou qualquer outro Ministério Público não tem legitimidade para fazer recomendações a entidades privadas. O mesmo deveria ter pleiteado tal cenário junto ao Poder Judiciário.

Considerando os fatos supracitados, o Clube irá encaminhar o pedido do MP para a Procuradoria do STJD, para que o órgão adote as medidas cabíveis.  Se a Polícia Militar não se sente em condições de dar segurança a todos os envolvidos na partida, esta deveria ser realizada em outro local ou com portões fechados.

O Clube de Regatas do Flamengo reitera seu total repúdio à violência e rechaça qualquer tipo de manifestação contrária à cultura do futebol.

Conselho Diretor