Futebol

Flamengo é denunciado por gritos homofóbicos em clássico com Fluminense

Rubro-Negro será julgado pelo TJD-RJ

Por Terra 15/02/2020 18h06
Flamengo é denunciado por gritos homofóbicos em clássico com Fluminense
Léo Pereira estreou pelo Flamengo - Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

O Flamengo passará por um julgamento no Rio de Janeiro em função do comportamento da torcida. Neste sábado, o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ) anunciou que o time da Gávea teve protocolada a denúncia por gritos homofóbicos de torcedores no clássico de quarta-feira contra o Fluminense, pela semifinal da Taça Guanabara.

Na ocasião foram flagrados gritos de "time de v…" em relação ao Tricolor das Laranjeiras. Na segunda-feira, o TJD promete anunciar a Comissão Disciplinar sorteada para julgamento da denúncia.

Para a denúncia, o TJD levou em conta os artigos 243-G (praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade) e 191(pela violação ao Regulamento Geral das Competições, ao Código Disciplinar da Fifa e pelo Estatuto do Torcedor).

Nesta temporada, o TJD não tem admitido comportamentos homofóbicos nos estádios dos jogos do Estadual. Recentemente, o Fluminense também foi julgado e advertido em razão dos gritos de "time assassino" no clássico contra o Flamengo ainda na primeira fase da mesma Taça Guanabara.

Confira a nota oficial do TJD:

O TJD-RJ, em razão da insegurança jurídica que porventura possa ser causada, vem a público esclarecer que foi protocolada no final da tarde desta sexta-feira (14) denúncia em face do Clube de Regatas do Flamengo pelos supostos gritos homofóbicos entoados por sua torcida no último Fla-Flu, válido pela semifinal da Taça Guanabara.

A Procuradoria de Justiça Desportiva é a signatária da peça acusatória, sendo ela absolutamente independente, na forma da lei, cabendo ao Procurador avaliar a conveniência da instauração do procedimento acusatório. 

O TJD-RJ esclarece, por fim, que na próxima segunda-feira (17) será divulgada a Comissão Disciplinar sorteada para julgamento da denúncia, o que se pretende fazer com a eventual celeridade que pauta a Justiça Desportiva do Estado do Rio de Janeiro.