Futebol

Coronavírus faz Conmebol adiar Copa América para 2021

Conmebol tomou a decisão na manhã desta terça-feira (17)

Por Terra 17/03/2020 14h02
Coronavírus faz Conmebol adiar Copa América para 2021
Gabriel Jesus, do Brasil, comemora seu gol na partida contra a Argentina, válida pelas semifinais da Copa América 2019, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG) - Foto: Thiago Ribeiro / Agif / Estadão

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), a Copa América desse ano foi adiada nesta terça-feira (17) para 2021. O torneio, que começaria no dia 12 de junho, tem Argentina e Colômbia como países sedes.   

A Conmebol, que organiza a Copa América, decidiu adiar o início da competição em conjunto com a Uefa, que também postergou a Eurocopa.   

Segundo a Conmebol, tudo será mantido (sedes, grupos e formato do torneio), só a data de início da Copa América que foi alterada. A competição será disputada entre os dias 11 de junho e 11 de julho de 2021.   

Caso começasse em 2020, a Copa América teria início em 12 de junho e terminaria no dia 12 de julho. 

“Esta é uma medida extraordinária para uma situação inesperada e responde à necessidade fundamental de evitar a evolução exponencial do vírus. Não foi fácil tomar essa decisão, mas devemos sempre proteger a saúde de nossos jogadores e de todos os que fazem parte da grande família de futebol da América do Sul. Não duvide que o torneio internacional mais antigo do mundo será voltar mais forte do que nunca em 2021”, disse o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez.