Futebol

Convocação para Copa de 2010 completa 10 anos; relembre nomes e polêmicas

No dia 11 de Maio de 2010, Dunga convocava a seleção para a o mundial da África

Por Terra 11/05/2020 11h11
Convocação para Copa de 2010 completa 10 anos; relembre nomes e polêmicas
Dunga teve dus passagens no comando da Seleção Brasileira - Foto: Fabrice Coffrini/AFP

No dia 11 de maio de 2010, há exatos 10 anos, o técnico Dunga anunciava a lista de jogadores da Seleção Brasileira convocados para a Copa do Mundo da África do Sul.

Confira a lista na íntegra:

Goleiros: Julio César (Inter de Milão), Gomes (Tottenham), Doni (Roma)

Laterias: Maicon (Inter de Milão), Daniel Alves (Barcelona), Michel Bastos (Lyon), Gilberto (Cruzeiro)

Zagueiros: Lúcio (Inter de Milão), Juan (Roma), Luisão (Benfica), Thiago Silva (Milan)

Meio-campistas: Felipe Melo (Juventus), Gilberto Silva (Panathinaikos), Ramires (Benfica), Elano (Galatasaray), Kaká (Real Madrid), Josué (Wolfsburg), Julio Baptista (Roma), Kleberson (Flamengo)

Atacantes: Robinho (Santos), Luis Fabiano (Sevilla), Nilmar (Villarreal), Grafite (Wolfsburg)

Suplentes: Alex (Chelsea - zagueiro), Carlos Eduardo (Hoffenheim - meia), Ronaldinho Gaúcho (Milan - atacante), Sandro (Internacional - meia), Ganso (Santos - meia), Marcelo (Real Madrid - lateral) e Diego Tardelli (Atlético-MG - atacante)

Com Robinho, Neymar e Ganso, o Santos conquistou seu título inédito da Copa do Brasil em 2010. Além desta surpresa, Dunga chamou Grafite, já com 31 anos, para completar o ataque. Ele vinha de boa temporada no futebol alemão e ocupou a vaga que muitos pensavam ser de Adriano Imperador, que também tinha feito um bom ano com a camisa do Flamengo.

A idade, aliás, foi um fator marcante nesta seleção. A média do elenco era de 29 anos e três meses, a maior entre os 32 países que disputavam o torneio. Nove jogadores estavam acima da casa dos 30 anos.

Em campo, o time de Dunga passou invicto da fase de grupos, e se classificou em primeiro lugar. Nas oitavas de final, derrotou o Chile por 3 a 0. Nas quartas, o Brasil acabou eliminado pela Holanda, perdendo de virada por 2 a 1. A Espanha terminou campeã na África do Sul, conquistando o primeiro título da história do país.