Futebol

Diretor da Conmebol afirma: 'Não temos a menor dúvida de que vamos retomar a Copa Libertadores'

Frederico Nantes diz que entidade estuda com as autoridades sanitárias dos dez países possibilidade de reinício dos torneio continentais. Não há data para reinício ou término

Por Terra 18/05/2020 12h12
Diretor da Conmebol afirma: 'Não temos a menor dúvida de que vamos retomar a Copa Libertadores'
Clássicos movimentam a Libertadores - Foto: Divulgação

O diretor de competições da Conmebol, Frederico Nantes, foi um dos entrevistados da série "Futebol do Futuro", do Grupo RBS, e afirmou que as Copas Libertadores e Sul-Americana desta temporada vão terminar. Embora o brasileiro não tenha garantido uma data para reinício ou término das competições, há uma grande possibilidade de ambas acabarem no início de 2021.

- Nós não temos a menor dúvida que vamos retomar a Libertadores e a Sul-Americana. Não existe uma data de retorno ainda. Vamos voltar quando for possível voltar. Temos que lembrar que precisamos de onze datas para a Libertadores e oito para a Sul-Americana. Nós acreditamos que será possível finalizar antes do final de janeiro de 2021. Mas se precisar ir até o final de fevereiro, não há problema.

Apesar dos quadros de coronavírus estarem diferentes em cada país da América do Sul, mas com a curva de casos crescendo em países como o Brasil, Nantes explica o trabalho que está sendo feito e que o deixa confiante sobre o retorno dos torneios.

- Está sendo feito um trabalho com os 10 países junto às associações membros para voltar primeiro o futebol nacional e depois competições internacionais. Temos trabalhando com autoridades sanitárias dos países, acompanhado a evolução da pandemia. Precisamos que os países estejam funcionando e as fronteiras abertas.

O dirigente também negou rumores a respeito de realizar a Libertadores em uma única sede com todos os 32 times em apenas um país. Nantes também afirmou que a fórmula da competição deve ser mantida da forma como foi concebida e disse que os países precisam ajustar seus calendários caso os campeonatos sejam prorrogados tendo em vista a realização da Copa América no próximo ano.