CSA

CSA informa que 10 testados deram positivo para Covid-19 em exames feitos pelo clube

Segundo médicos, grupo não apresentou sintomas e não pode mais transmitir o vírus

Por 7 Segundos 16/06/2020 11h11
CSA informa que 10 testados deram positivo para Covid-19 em exames feitos pelo clube
CSA realizou testes para covid-19 em atletas e funcionários - Foto: Ascom CSA

O CSA divulgou os resultados dos primeiros testes realizados com atletas e funcionários do clube na semana passada. De acordo com a nota oficial, 10 de 65 pessoas examinadas, entre jogadores, comissão técnica e funcionários, tiveram contato com o vírus, mas ninguém apresentou sintomas.

O médico do clube, Fábio Lima, destacou que essas dez pessoas que testaram positivo não podem mais transmitir a doença. Em entrevista ao GloboEsporte.com, ele explicou de forma aprofundada a situação.

- A gente usou os testes sorológicos, de IGM e IGG. De 65, 10 amostras positivavam (para Covid-19). Para nossa alegria, primeiro, nenhum deles teve sintomas e, segundo, todos eles já saíram com uma classe anticorpos de memória, com IGG positivo alto. Ou seja: é o melhor dos cenários. São pessoas que tiveram contato com o vírus, não tiveram doença e já adquiriram imunidade para tal. Na prática, essas pessoas não transmitem mais para ninguém e não pegam mais o vírus. Até hoje, a gente não tem informação de reinfecção (em casos no mundo).

Fábio explicou que quem testou positivo não vai mais passar por nova bateria de exames.

- Se todas as amostras fossem desse jeito (IGG alto), a gente poderia jogar em qualquer lugar do mundo, teoricamente. Vamos seguir com todo protocolo, com a retestagem. Esses que testaram IGG positivo alto, não faz sentindo nenhum serem avaliados novamente, mas vão ser monitorados por outros motivos - explicou o médico.

Ainda não há uma data confirmada para o retorno dos treinamentos.