Futebol

Covid-19: Corinthians diz que 8 atletas testaram positivo

Cinco funcionários do CT também positivaram nos exames realizados pelo clube na última semana

Por Terra 21/06/2020 14h02
Covid-19: Corinthians diz que 8 atletas testaram positivo
Vacina da Fiocruz contra covid-19 entra na fase de testes em animais - Foto: Reprodução

O Corinthians divulgou na noite deste sábado um balanço dos exames da covid-19 realizados nos últimos dias entre funcionários do CT, comissão técnica e elenco profissional. Dos 190 testes, 13 tiveram resultado positivo para coronavírus, mas todos os casos são assintomáticos. Entre os infectados, oito são jogadores e ficarão dez dias afastados das atividades no CT. Preparação para a volta começa na próxima terça-feira, com avaliações físicas.

Ao todo, 19 jogadores se reapresentarão na próxima segunda-feira no CT Joaquim Grava para retirarem seus EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e materiais de treino, que serão de uso pessoal e passarão a ser higienizados na casa de cada um após a utilização durante os dias de trabalho.

A partir da próxima terça-feira, todos esses 19 atletas liberados pelo departamento médico do clube passarão por uma bateria de avaliações físicas, testes bioquímicos e fisiológicos para o retorno das atividades.Os outros cinco testes que deram positivo pertencem a membros da comissão técnica e funcionários de outros setores do centro de treinamento. Da mesma forma que os atletas, ficarão em isolamento por dez dias e passarão por novos exames em breve. Jô, contratado durante a última semana, não passou pelos testes nos últimos dias e fará isso no início da próxima semana.

O massagista Raimundo "Ceará", que apresentou sintomas de COVID-19, foi hospitalizado e apresentou melhora. Como é do grupo de risco, por ter mais de 60 anos, será preservado das atividades e receberá atendimento médico diário. Ou outros funcionários dessa faixa etária também permanecem afastados.

Confira a nota oficial publicada pelo clube, na íntegra:

"Após reuniões com a Federação Paulista de Futebol, Prefeitura de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo e clubes participantes da Série A1 do Campeonato Paulista, o Sport Club Corinthians Paulista tem a liberação para retomar as atividades do Futebol Profissional seguindo medidas preventivas ao novo coronavírus e adotando o Protocolo de Retomada Gradual aos Treinos da FPF.

Dando início aos procedimentos, atletas, comissão técnica, staff e funcionários do CT Dr. Joaquim Grava realizaram exames laboratoriais nos dias 18 e 19. Após 190 testes de coronavírus foram constatados que oito atletas têm o vírus no corpo, mas não apresentam sintomas da Covid-19. No entanto, ficarão afastados das atividades do centro de treinamento por dez dias e serão submetidos a novos exames.

Outros 19 atletas se apresentarão no CT Dr. Joaquim Grava, na segunda-feira (22), para a retirada de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) que se tornarão de uso pessoal no dia a dia, além de materiais de treino como uniformes e chuteiras, que serão conduzidos e higienizados pelos atletas em suas casas.

O recém-chegado atacante Jô não foi testado e passará pelo procedimento no início da próxima semana.

Outras cinco pessoas da comissão técnica e de outros departamentos do centro de treinamento também foram diagnosticadas com o vírus e seguirão o mesmo cronograma de avaliações dos atletas. Todas são assintomáticas.

O massagista Raimundo "Ceará" apresentou sintomas da doença, foi hospitalizado e apresentou melhora. Pertencente ao grupo de risco estabelecido pela Organização Mundial da Saúde, será preservado das atividades, assim como todos que têm mais de 60 anos, e receberá acompanhamento médico diário.