Esportes Mundo

Jogos de Tóquio vão desembolsar US$900 milhões em medidas contra o coronavírus

Japonses estão investindo para a realização dos jogos

Por Yahoo Esportes 22/12/2020 12h12
Jogos de Tóquio vão desembolsar US$900 milhões em medidas contra o coronavírus
COI garante a realização da Olimpíada em Tóquio mesmo sem vacina - Foto: Reuters

Os organizadores da Olimpíada de Tóquio anunciaram nesta terça-feira que vão gastar 900 milhões de dólares em medidas para impedir a disseminação do coronavírus nos Jogos do próximo ano, ao divulgar o mais recente orçamento para a competição adiada.

Os organizadores repetiram a projeção de que o custo total do adiamento, incluindo as ações contra Covid-19, será de cerca de 2,8 bilhões de dólares, elevando o custo total da realização dos Jogos para cerca de 15,4 bilhões de dólares.

"Queremos construir o melhor sistema possível, interagindo com as organizações relevantes de médicos e enfermeiros", disse o presidente-executivo da Olimpíada de Tóquio, Toshiro Muto, a repórteres.

"Ainda é um grande problema para nós garantir o máximo de equipe médica que esperamos quando nos deparamos com uma situação em que instituições médicas privadas estão em dificuldades de gerenciamento por causa do coronavírus", afirmou Muto.

Os organizadores tomaram a medida sem precedentes de adiar a Olimpíada em março devido à pandemia, e o governo do primeiro-ministro Yoshihide Suga, que declarou que sediará a Olimpíada "a qualquer custo", está avançando com os preparativos.

Antes mesmo do adiamento, os Jogos já haviam ultrapassado o orçamento inicial com quase 13 bilhões de dólares já gastos, segundo os organizadores.

As medidas contra Covid-19 incluirão infraestrutura de teste de PCR e instalação de uma clínica, bem como ações em centros de processamento de alimentos e bebidas, mostrou o resumo do orçamento.

Alguns dos custos extras serão cobertos por patrocínio e seguro adicionais, disseram os organizadores neste mês.