Futebol

Briga entre Conmebol e Globo é entrave para comercialização de direitos da Copa América

Concorrentes se manifestam em busca da compra dos direitos da competição

Por Yahoo Esportes 22/12/2020 12h12
Briga entre Conmebol e Globo é entrave para comercialização de direitos da Copa América
Gabriel Jesus, do Brasil, comemora seu gol na partida contra a Argentina, válida pelas semifinais da Copa América 2019, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG) - Foto: Thiago Ribeiro / Agif / Estadão

A Copa América de 2021, a ser realizada na Argentina e na Colômbia, ainda não tem seus direitos de transmissão para o Brasil comercializados. Isso, segundo a coluna do Rodrigo Mattos, no Uol Esporte, possui relação direta com a briga entre Conmebol e TV Globo por conta da disputa judicial envolvendo a Libertadores.

Após a rescisão do contrato, por parte da Globo, para a veiculação do principal torneio de clubes da América do Sul, a Conmebol entrou com processo em um tribunal de arbitragem pedindo indenização na casa dos R$ 100 milhões, o que pressiona a relação entre as partes. 

Executivos da emissora, inclusive, já foram até Assunção com o objetivo de aparar arestas, mesmo que este fato em nada impeça a compra dos direitos da Copa América, tanto que até uma proposta (não aceita, por ser considerada baixa) já foi feita. Em TV aberta, o SBT é o principal concorrente, enquanto na fechada a Amazon, empresa norte-americana, tem interesse no evento.

A bola vai rolar para a disputa continental no mês de junho, e a entidade que comanda o futebol sul-americano deseja fechar acordo até janeiro. Para tanto, desistiu de uma concorrência formal e conversa diretamente com as emissoras interessadas na disputa. 

Por conta do novo formato do torneio, há uma garantia de que a seleção brasileira entrará em campo, no mínimo, cinco vezes, o que é um atrativo. Além disso, essa pode ser a última Copa América com a presença do argentino Lionel Messi.