Futebol

Justiça aceita denúncia do MP-RJ, e 11 pessoas se tornam rés no caso do Incêndio no Ninho do Urubu

Tragédia já tem dois anos sem nenhum culpado

Por Yahoo Esportes 20/01/2021 12h12
Justiça aceita denúncia do MP-RJ, e 11 pessoas se tornam rés no caso do Incêndio no Ninho do Urubu
Um incêndio no centro de treinamento do Flamengo, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, deixou dez mortos. - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) acatou a denúncia feita pelo Ministério Público (MP-RJ) no final da semana passada e 11 pessoas se tornaram rés – incluindo o ex-presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello – após o término das investigações acerca do incêndio no Ninho do Urubu, o qual deixou 10 mortos e três feridos no dia 8 de fevereiro de 2019.

De acordo com informações do ge, o ofício que informou o recebimento da acusação foi expedido pelo juiz titular da 36ª Vara Criminal, onde o processo vai transcorrer, Marcelo Laguna Duque Estrada. Os réus vão responder por incêndio culposo – quando não há intenção – qualificado, pela morte dos dez jovens, e por lesão corporal, no caso dos três adolescentes que sobreviveram.

Os réus não irão a júri popular, visto que foram denunciados por incêndio culposo e não pode homicídio. Ainda conforme o veículo, por estes crimes (na forma culposa), o Código Penal Brasileiro não prevê pena de prisão em regime fechado, mas sim detenção em regime aberto ou semiaberto. Eles podem pegar de 1 ano e 4 meses até 6 anos de pena.

Do Incêndio no Ninho do Urubu

O Ninho do Urubu pegou fogo, após curto-circuito na rede elétrica, na madrugada do dia 8 de fevereiro de 2019, há quase dois anos. O incêndio atingiu o dormitório dos garotos da base do Flamengo, causando a morte de 10 adolescentes: Athila Paixão, de 14 anos; Arthur Vinícius de Barros Silva Freitas, 14 anos; Bernardo Pisetta, 14 anos; Christian Esmério, 15 anos; Gedson Santos, 14 anos; Jorge Eduardo Santos, 15 anos; Pablo Henrique da Silva Matos, 14 anos; Rykelmo de Souza Vianna, 16 anos; Samuel Thomas Rosa, 15 anos; Vitor Isaías, 15 anos.

Outros três ficaram feridos, mas sobreviveram: Cauan Emanuel Gomes Nunes, 14 anos; Francisco Diogo Bento Alves, 15 anos; Jhonatan Cruz Ventura, 15 anos.

Os 11 réus:

Eduardo Bandeira de Mello - ex-presidente do Flamengo
Márcio Garotti - ex-diretor financeiro do Flamengo
Carlos Noval - ex-diretor da base do Flamengo, atual gerente de transição do clube
Luis Felipe Pondé - engenheiro do Flamengo
Marcelo Sá - engenheiro do Flamengo
Marcus Vinicius Medeiros - monitor do Flamengo
Claudia Pereira Rodrigues - NHJ (empresa que forneceu os contêineres)
Weslley Gimenes - NHJ
Danilo da Silva Duarte - NHJ
Fabio Hilário da Silva - NHJ
Edson Colman da Silva - técnico em refrigeração