Esportes Mundo

Secretário de finanças da Flórida quer sediar Jogos Olímpicos no estado se Tóquio cancelar

Estado americano alega ter estrutura adequada para receber a competição

Por Yahoo Esportes 26/01/2021 09h09
Secretário de finanças da Flórida quer sediar Jogos Olímpicos no estado se Tóquio cancelar
Olimpíadas de Tóquio - Foto: REUTERS

O Secretário de Finanças da Flórida, Jimmy Patronis, ofereceu ao Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta segunda-feira a realização dos Jogos Olímpicos neste estado do sudeste dos Estados Unidos, em meio a rumores de que Tóquio poderia adiá-los novamente devido à pandemia.

Em uma carta endereçada ao presidente do COI, Thomas Bach, ele se oferece para realocar a sede na Flórida depois que "relatos da imprensa indicaram que os dirigentes no Japão concluíram 'de maneira privada' que estão muito preocupados com a pandemia para celebrar os Jogos Olímpicos de 2021".

Assinada por Patronis e publicada no site da instituição, a carta destaca os esforços de vacinação do estado, sua abertura econômica, os eventos esportivos realizados durante a pandemia e o fato de seus parques temáticos - entre eles a Disney World - estarem funcionando com medidas sanitárias "modelo".

"Quaisquer que sejam as precauções necessárias, vamos estudá-las juntos e resolveremos isso", escreveu Patronis a Bach.

Na última sexta-feira, porém, as partes envolvidas na organização dos Jogos de Tóquio, adiados de 2020 para 2021 por conta da pandemia, reafirmaram a intenção de mantê-los nas datas programadas (de 23 de julho a 8 de agosto).

"Estou determinado a sediar Jogos Olímpicos seguros", declarou o primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga em uma sessão parlamentar, como um sinal da "vitória da humanidade sobre o novo coronavírus".

Nesta segunda-feira, o presidente do Comitê Olímpico Francês (CNOSF), Denis Masseglia, alertou que os atletas que participarem dos Jogos e não forem vacinados contra a covid-19 terão que enfrentar condições "extremamente difíceis".